Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.02.17 - 21h11

Vigilância Sanitária da PCR capacita ambulantes para trabalhar no Carnaval

Além do treinamento, programação da Secretaria de Saúde inclui outras atividades alusivas à festa em todos os distritos sanitários

 

Nesta quinta-feira (16), das 9h às 13h, a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife dá início à capacitação dos ambulantes cadastrados para trabalhar nos polos da folia durante o Carnaval. Eles serão divididos em duas turmas. O segundo grupo receberá as orientações na próxima terca-feira (21), no mesmo horário. O treinamento acontecerá no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, na Madalena.
 
Os inspetores sanitários da Secretaria de Saúde vão abordar os tipos de alimentos permitidos para comercialização, as formas corretas de armazenamento e manipulação, aquisição e validade dos produtos e o vestuário adequado dos empreendedores. As informações são baseadas nas normas sanitárias, para que o consumidor tenha segurança na hora do consumo. 
 
No sábado (18), 93 agentes redutores de danos também serão capacitados, na Policlínica Lessa de Andrade, das 8h às 13h, para atuar na folia. Os profissionais vão abordar os foliões com dicas sobre consumo de álcool, enfrentamento ao Aedes aegypti e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. São eles também que fazem a troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico e distribuem preservativos masculinos e femininos. Entre os profissionais, 18 são arte-educadores que apresentarão nos polos esquetes sobre redução de danos.
 
Programação – Até o dia 24, dia da abertura oficial do Carnaval do Recife, unidades de todos os distritos sanitários farão atividades alusivas à festa, entre elas palestras e rodas de diálogos sobre a hidratação e alimentação saudável durante os dias da folia. A programação ainda inclui abordagens sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis Nos distritos blocos carnavalescos formados por usuários e profissionais das unidades também realizarão prévias carnavalescas.