Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.02.22 - 18h05

Escolas da Rede Municipal do Recife vão vacinar crianças contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (16)

img_alt

Estudantes com idades entre cinco e 11 anos serão beneficiados. Na manhã desta terça-feira (15), a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, visitou o centro de vacinação de crianças da UFPE e celebrou o início da vacinação das escolas (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Com o objetivo de acelerar o processo de imunização em crianças entre cinco e 11 anos de idade, a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, inicia nesta quarta-feira (16) a vacinação nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife para estudantes nessa faixa etária. Acontecendo de forma itinerante, a campanha de vacinação nas escolas da rede do Recife contemplará, neste primeiro dia, as Escolas Municipais dos Coelhos, do Engenho do Meio e Santa Maria, localizadas nos bairros dos Coelhos, Engenho do Meio e Alto José do Pinho, respectivamente. Outras nove escolas terão vacinação para seus estudantes até esta sexta-feira (18) e a ação acontece entre 8h e 16h. Em visita ao centro de vacinação de crianças localizado na UFPE, a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, falou sobre a importância da imunização dos pequenos e dessa nova medida de ampliação da cobertura vacinal.

 

“Este centro de vacinação da Universidade Federal de Pernambuco é um centro lindo e foi organizado com muito carinho pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse é um espaço de fato para a gente confiar e acreditar. E amanhã, a gente começa a vacinação dentro das escolas. O importante é a gente acreditar que a ciência existe e se preparou muito para liberar a vacina para as nossas crianças", comentou Isabella de Roldão.

 

"As crianças sabem que existem os super-heróis e os vilões. Dentro do corpo da gente, eles estão ali. A gente precisa alimentar os super-heróis para eles ficarem mais fortes, ganharem força e vencerem os vilões, essa é a vacina contra a Covid-19. Venham alimentar seus super-heróis, marquem, agendem, venham tomar a vacina, ganhar um livro lindo de presente e um certificado de Supervacinada ou Supervacinado. Lembramos também que temos o parquinho itinerante, que está vacinando também nas comunidades”, acrescentou a prefeita em exercício, estimulando mães, pais e crianças a aderirem à vacinação  .

 

Para a vacinação nas escolas, não será necessária a presença dos pais - o aluno precisa apresentar um termo de consentimento, que já foi previamente distribuído nas instituições de ensino, assinado pelo responsável legal, autorizando a imunização do estudante. Estima-se que a ação irá contemplar 500 crianças diariamente e percorrerá as escolas da rede que atendem alunos e alunas nesta faixa etária. Assim como nos postos de vacinação e no Parquinho da Vacina, a garotada imunizada ganhará certificado de criança supervacinada e as unidades de ensino contarão com ações lúdicas para entreter os pequenos durante o período de observação pós-vacina, que é de vinte minutos. Até o último domingo (13), de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 44.950 crianças residentes na capital pernambucana haviam iniciado o processo de imunização, representando 28,17% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Recife tem 159.558 nessa faixa etária. Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza - entre escolas e creches - cerca de 72 mil estudantes entre cinco e 11 anos de idade matriculados em 275 unidades de ensino destinadas a essa faixa etária.

 

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a Prefeitura do Recife está atuando continuamente pela ampliação da cobertura vacinal. “Amanhã, começaremos a vacinação das crianças de 5 a 11 anos nas escolas municipais do Recife, em parceria com a Secretaria de Educação. Essa é mais uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Os pais e os responsáveis não precisam acompanhar as crianças, apenas autorizar a vacinação, mas se quiserem acompanhar os filhos, podem. Além da vacinação nas escolas, também estamos fazendo o Parquinho da Vacina, nos finais de semana, de sexta a domingo, estamos nas comunidades, vacinando todas as crianças mais pertinho dos pais e delas”, detalhou ela. “Temos também quatro centros de vacinação que, por agendamento, os pais e as crianças também podem ir. Estamos hoje aqui no centro de vacinação da Universidade Federal de Pernambuco, e além deste, temos também o centro da Universidade Católica de Pernambuco, o da Universidade Universo e o Sest/Senat”, finalizou.

 

“A gente sabe que a vacina, não apenas aqui no Recife, mas no Brasil e no mundo, está contribuindo para a queda do número de casos graves da Covid-19, como mostram os resultados de pesquisas e estudos científicos. É sabido por todos que a vacina é uma das principais e mais eficazes medidas de prevenção ao coronavírus. Ainda em 2021, iniciamos o processo de vacinação dos nossos estudantes a partir dos 12 anos de idade. Bastante positiva, a campanha trouxe mais segurança às famílias e a todos que frequentam o ambiente escolar. Agora, estamos tendo a oportunidade de proteger as nossas crianças, que dependem do nosso cuidado”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

 

Diariamente, as equipes da Saúde visitarão as unidades de ensino para aplicação do imunizante. “Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil. As seringas são menores e específicas para essa faixa etária. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil”, pontuou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

 

É importante ressaltar que as vacinas contra a Covid-19 para o público infantil foram devidamente testadas e aprovadas, assim como outras vacinas para outras doenças. Nesta primeira semana, a campanha de vacinação nas escolas contemplará também as Escolas Municipais Santa Maria Goretti (Vasco da Gama); Mário Melo (Campo Grande); Santa Luzia (Estância); Educador Paulo Freire (Ipsep); e Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Cohab). Nestas unidades a vacinação acontece na quinta-feira (17).

 

Na sexta-feira (18), as equipes da Saúde visitarão as Escolas Municipais Diná de Oliveira (Iputinga); Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela); Professora Jandira Botelho Pereira da Costa (Campo Grande); e Novo Mangue (Ilha de Joana Bezerra). “É importante ressaltarmos que as crianças só serão vacinadas com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura do Termo de Autorização, que será fornecido pelas escolas”, disse Amancio.