img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Recentro | 15.02.23 - 20h19

Controladoria-Geral do Município apresenta Programa de Governança ao Recentro

img_alt

As diretrizes do Programa de Governança abrangem um processo constante e gradual de transformações dos quais devem passar todos os órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo. (Foto: Divulgação)

 

 

Os servidores do Gabinete do Centro do Recife(Recentro) conheceram, na manhã da última quarta-feira (08/02), os detalhes do Programa de Governança Municipal, lançado pela Prefeitura em 2022 e que faz parte das ações prioritárias dentro do Plano Estratégico “Recife na Rota do Futuro”. O evento, realizado a pedido do Gabinete do Recentro aconteceu na sede da unidade, localizada na Rua do Apolo, Bairro do Recife, e foi apresentado pela equipe da Divisão de Orientação da Controladoria-Geral do Município (CGM-Recife). A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça também esteve presente.

 

As diretrizes do Programa de Governança  abrangem um processo constante e gradual de transformações dos quais devem passar todos os órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo, permitindo que suas ações estejam direcionadas ao atingimento dos objetivos apresentados no Planejamento Estratégico "Recife na Rota do Futuro". A Governança Pública é a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos gestores de uma organização e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas.

 

No encontro, foram apresentados os marcos históricos da governança no mundo, no Brasil e no Recife, além de conceitos indispensáveis sobre a matéria. Foi abordado, ainda, o Decreto Municipal nº 35.534/2022, que instituiu o Programa de Governança na Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

 

Os detalhes do Programa, como ele está estruturado e as várias etapas que o compõem foram apresentados pelas servidoras Carmen Sofia Carvalho e Heloisa Bezerra, que trouxeram os fundamentos e as ações que já estão sendo desenvolvidas e que envolvem temas como Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos e Controles Internos, Ética e Integridade, Transparência, dentre outros.  

 

“A implementação de um Programa tão robusto depende do envolvimento de todos os servidores para compreender a importância e participar ativamente deste processo gradativo de mudança”, destacou o Gerente de Transparência e Orientação, Lucas Canto, que iniciou a apresentação.

 

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife e do Programa Recentro, Ana Paula Vilaça, a apresentação foi importante para que as atividades do Gabinete estejam cada vez mais alinhadas com o Programa de Governança. “O Gabinete do Centro mantém, inclusive, os mesmos eixos estratégicos da Prefeitura do Recife. Nossa intenção é contribuirmos para realizar as entregas prentendidas pela gestão”.

 

A proposta da CGM-Recife é promover uma divulgação permanente do Programa de Governança para todos os servidores. “Esse foi o primeiro encontro sobre o tema em uma unidade específica e a nossa ideia é levar essa apresentação para outros órgãos e entidades ao longo de 2023”, disse a Gerente Geral de Orientação e Controle Social, Lucian