Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 15.02.23 - 13h28

Recife se veste para o Carnaval 2023

img_alt

O Recife está se vestindo com todas as cores para matar a saudade do Carnaval. (Foto: Marcos Pastich/Wagner Ramos/PCR)

 

Quem passou pelo centro da cidade recentemente, já pôde conferir o clima de alegria que toma conta das ruas, com a capital do frevo - literalmente - entrando no clima. O Recife está se vestindo com todas as cores para matar a saudade do Carnaval. A decoração, concebida pela Prefeitura do Recife, vai se concentrar no Recife Antigo e arredores, onde estão os maiores e mais movimentados polos da festa. 

A confluência de todos os carnavais, a diversidade e o reencontro com a festa deram o tom da criação da identidade visual do Carnaval do Recife 2023, na qual se ancora a decoração. Sob a temática #VolteiRecife Com Todos os Carnavais, a assinatura dos elementos que irão ‘vestir’ a maior festa de rua do Brasil ficou a cargo do arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso, que também teve como inspirações verdadeiros gigantes da arte contemporânea pernambucana como Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora. 

A geometrização e a modulação das formas, junto com uma paleta de cores contemporânea, criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular que marca o recomeço, a esperança e a alegria. O uso de linhas retas e ângulos precisos dos personagens remete à obra de artistas pernambucanos que conseguiram tão bem representar o nosso Carnaval. Todas as vertentes da cultura popular estão representadas, num encontro do moderno com o clássico, do tradicional com o inovador e, para o ciclo momesco, foram criados cerca de 40 personagens que envolvem brincantes e brinquedos da cultura popular e do Carnaval de rua em suas mais diversas vertentes, numa folia inclusiva que envolve personagens femininos e masculinos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ratificando que o Carnaval é sim, de todos, todas e todes.

Quem chegar ao bairro histórico vai, literalmente, mergulhar no colorido da festa. As quatro pontes de acesso ao Recife Antigo, a do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória, ganharão os tradicionais pórticos de entrada, nas cores e motivos do Carnaval. A Buarque de Macedo e a Maurício de Nassau ganharão ainda decoração suspensa: serão cobertas por serpentinas de led e pendentes coloridos, numa alusão a um dos mais emblemáticos símbolos dos carnavais de todos os tempos. 

A Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e Praça do Arsenal também terão elementos suspensos, colorindo o céu da festa com fitas, tecidos e iluminação paisagística nas árvores e postes. Além disso, por todo o bairro, serão espalhados totens decorativos e de serviços com quatro metros de altura, evocando os elementos decorativos da festa e distribuindo informações importantes para os foliões. 

O Pátio de São Pedro e o Pátio do Terço, cenários que também protagonizam a folia, recebendo programações importantes e históricas, como a Noite dos Tambores Silenciosos, que traduzem com perfeição o sincretismo entre fé e festa que o Carnaval do Recife evoca e celebra, ganharão pórticos decorativos, para acolher seus também coloridos públicos.

Marco Zero – No Marco Zero, o grandioso palco, que recebe os principais shows da festa, tem 70 metros de largura e 43 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a programação e polos dos arredores. 

Para celebrar este Carnaval do reencontro, a estrutura contará com uma novidade, que promete ampliar os horizontes da folia, garantindo visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco. A passarela, onde artistas e agremiações desfilam seus espetáculos, irá avançar em direção aos galpões do cais, ganhando quase o dobro da área cênica de que dispunha nos anos anteriores.