Encontro discute políticas de igualdade racial no Recife
A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal realizaram nesta quinta-feira (15) o Seminário de Formação “Políticas de Ação Afirmativa: Desafios em sua Implementação”. Dentro da programação, gestores do Norte e Nordeste participaram de encontro para discutir o tema, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O evento se estende até esta sexta, com a presença da ministra Luiza Bairros (Seppir).
De acordo com a diretora municipal de Igualdade Racial, Rosilene Rodrigues, a proposta do encontro é revisitar as políticas de ação afirmativas, assim como efetivar esses desafios no sentido que a política aconteça. “Esse encontro é muito importante, pois dele vai sair um documento do Norte e Nordeste para as políticas de igualdade racial. Essa formação é dentro do projeto de fortalecimento institucional que realizamos com a Seppir”, declarou.
Para o assessor executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cirilo Mota, o grande desafio de gestão é buscar uma equidade de direitos. “Nós buscamos promover essa igualdade. Nesse momento, estamos tentando mostrar o que fazemos e trocar experiências com os outros estados. E essa troca é muito importante. O objetivo central é essa troca de experiências para o fortalecimento da política da igualdade racial no Recife”, assegurou.
O Seminário abrange, também, além deste encontro de gestores e gestoras, o Encontro de Juventude Negra, no Geraldão. Nesta sexta, também no Centro Paulo Freire, haverá a continuação do evento, com presença de Luiza Bairros, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.