Estudantes da Rede Municipal assistem à peça Cacá Caranguejo
Na atividade extraclasse, os educandos aprenderam um pouco mais sobre preservação ambiental
Por Marcos da Silva
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer levou ao Teatro Barreto Júnior, no Pina, 350 crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, de sete escolas da Rede de Ensino Municipal para assistir, na tarde desta quinta-feira (15), ao espetáculo ecológico “Cacá Caranguejo”. A peça tem como tema a luta de uma comunidade, liderada pela catadora de crustáceos Siriana, contra a especulação imobiliária de Zé do Queijo, que pretende construir uma pousada em área de manguezal.
Os estudantes são das escolas Antônio de Brito Alves, de Afogados; Novo Mangue, da Ilha Joana Bezerra; Cecília Meireles, da Macaxeira; Leão e Karla Patrícia, de Boa Viagem; Almirante Soares Dutra, do Cabanga; e Primitiva de Barros Silva, de Jardim São Paulo. As unidades de ensino já são conhecidas pelas atividades pedagógicas na área da preservação ambiental. “Essas escolas fazem parte das 40 unidades educacionais da PCR que desenvolvem projetos na área da educação ambiental. As atividades fora da sala de aula permitem a observação do universo de ações nesta área desenvolvidas por entidades parceiras da Prefeitura. Essa vivência se reflete na escola e em casa”, ressalta o gerente de Projetos Didáticos da Secretaria, Emir Andrade.
O estudante Paulo Ricardo, de 10 anos, contou o que aprendeu durante a atividade extraclasse. “Aprendemos a cuidar da limpeza do local onde vivemos e a importância do manguezal. Recolhemos garrafas PET para fazer flores artificiais e brinquedos, como bonecos e carros”. Já o aluno Erick Mateus, 13, descobriu que é possível reaproveitar até resíduos orgânicos. “Se o óleo de cozinha for jogado na pia, acaba indo parar nos rios e matando os peixes. Por isso, aprendemos com os professores como reaproveitar o óleo”.
A peça “Cacá Caranguejo” faz parte do Projeto Verão Ambiental, da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), e as apresentações são uma parceria do Órgão com secretarias municipais, entre elas a de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Meio Ambiente do Recife. O presidente da CPRH, Hélio Gurgel, destacou a importância da parceria. “A CPRH e o Município atuam levando ao poder público a observação da legislação, buscando parcerias com a coletividade para a preservação e controle da natureza, o que traz resultados positivos para o meio ambiente e a sociedade. A Prefeitura do Recife não mediu esforços para o sucesso do Projeto Verão Ambiental 2011/2012”, elogiou.