NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.12 - 17h32

Feirinhas levam artesanato a bairros do Recife durante o fim de semana

Bijuterias, vestuário adulto e infantil, objetos de arte e comidas típicas da cultura pernambucana, como tapioca e bolo de macaxeira, são alguns dos artigos que farão parte das feiras de artesanato organizadas pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), neste final de semana. Os produtos estarão disponíveis no Poço da Panela, Lagoa do Araçá e Bairro do Recife. Também há feirinhas nos bairros da Boa Vista, de quarta a sexta-feira, e em Boa Viagem, diariamente.

A atividade, coordenada pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), visa à promoção da cultura regional, à melhoria das condições de vida dos artesãos e ainda ao lazer comunitário. Nas feirinhas, o consumidor encontra uma grande variedade de mercadorias, comidas e bebidas típicas.

Neste sábado (17), a população poderá conferir todo o talento e criatividades dos artesãos recifenses nas feiras artesanais que acontecem no Poço da Panela e na Lagoa do Araçá, das 15h às 21h. Cada feirinha conta com a participação de 35 artesãos. No domingo (18), quem recebe a feirinha é o Bairro do Recife.  O Prodarte na Rua, como é conhecida, cresceu e agora conta com mais artesãos, saltando de 45 para 68 participantes. A feira de artesanato funciona das 14h às 22h, na Rua Barbosa Lima, próximo a Rua da Guia.

Durante a semana, sempre de quarta a sexta-feira, é realizada a Feira de Artesanato da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), das 8h às 18h. A feirinha, que conta com a participação de 18 artesãos, é o resultado da parceria entre a SCTDE, Unicap e a Associação das Mulheres Produtoras dos Bairros de Santo Amaro e Boa Vista. E, durante todos os dias, funciona a Feira de Boa Viagem. Ela é composta por 216 integrantes que produzem os mais diversificados artigos. O horário de funcionamento é variado. Nos dias úteis, o público pode conferir os artigos das 14h às 22h, e, no final de semana, das 10h às 22h.

Aos artesãos interessados em participar das feiras, é necessário realizar o cadastro e apresentar uma mostra das peças no Prodarte, que funciona no andar térreo da Prefeitura do Recife (Av.Cais do Apolo, 925 – Bairro do Recife), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A inscrição é gratuita.