NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.12 - 13h49

Jordão Alto recebe varredura preventiva da Prefeitura

O bairro, na zona sul da cidade, é a segunda localidade a receber as ações e serviços que procuram minimizar os riscos durante o inverno

Com o objetivo de se antecipar ao período chuvoso na cidade, a Prefeitura do Recife vem dando continuidade às varreduras preventivas nos morros, que começaram esta semana. Na manhã desta quinta-feira (15), cerca de 150 profissionais dos mais diversos órgãos da gestão municipal estiveram no Jordão Alto, zona sul da cidade, realizando um conjunto de ações e serviços que, de forma integrada, potencializam a proteção nas áreas de risco e promovem segurança para quem mora nesses locais.

As varreduras preventivas fazem parte da Operação Inverno 2012 e irão percorrer um total de seis localidades do Recife. A cada uma dessas áreas, estão sendo levados serviços como capinação, colocação de lonas plásticas, desobstrução de canais, remoção de entulhos, corte de árvores de grande porte, combate à proliferação da dengue e de roedores. “Essas ações visam a minimizar os riscos nessas localidades, que, segundo nosso monitoramento, realizado desde o ano passado, são consideradas as mais suscetíveis. Por isso, realizando essa grande força tarefa, nós procuramos estabilizar essas áreas pra passarmos por um inverno mais seguro e tranquilo”, explicou Keila Ferreira, coordenadora da Defesa Civil do Recife (Codecir), que está à frente das varreduras.

No Jordão Alto, também foi dado início à reconstrução de um muro de arrimo que desabou, no ano passado, na Rua Petrolândia. O serviço já começou nesta manhã. Além disso, foi finalizada a demolição de um imóvel que havia sido interditado, também em 2011. Ao longo de todo o percurso da varredura, agentes da Codecir, com o apoio do Programa Parceria nos Morros e da Cruz Vermelha, visitaram os moradores, levando orientações sobre práticas seguras nas áreas de morro, com a distribuição de cartilhas, fólderes e ímas de geladeira, com o telefone da Defesa Civil do Recife (0800-081-3400).

Participam das ações a Codecir, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Iasc, Programa Parceria nos Morros, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Cruz Vermelha. Na próxima semana, a varredura preventiva nas áreas de risco chega a mais duas localidades. Na terça-feira (20), no Córrego da Loura (Guabiraba); e na quinta-feira (22), no Córrego da Jaqueira (Linha do Tiro). As atividades começam sempre às 9h.

Operação Inverno 2012 – Lançada pelo prefeito João da Costa em fevereiro deste ano, a Operação Inverno 2012 conta com um investimento de R$ 133 milhões, o maior já feito por uma gestão municipal em ações de combate aos efeitos das chuvas na cidade. Estão envolvidas cerca de mil pessoas, entre servidores do Município e parceiros externos, reforçando as atividades contínuas e integradas no combate aos transtornos causados pelas chuvas, em seis meses de trabalho intenso. O trabalho preventivo e permanente nos morros é realizado por meio do Programa Guarda-Chuva. Desde a sua criação até hoje, a Prefeitura do Recife já investiu mais de R$ 452,6 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Tudo isso para tornar mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro e alagáveis da cidade.