NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.12 - 12h10

Prefeito anuncia revitalização de 100 praças até o fim de 2012

[caption id="attachment_14827" align="alignleft" width="334" caption="Praças do Recife irão passar por obras de requalificação e reparos. Foto: Fernando Silva"][/caption]

Alçada à condição de Cidade dos Parques nos últimos anos, Recife também irá cuidar dos espaços menores

Por Pedro Oliveira

Nesta quinta-feira (15), o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou um investimento de R$ 2 milhões para a revitalização de mais de 100 espaços públicos de lazer em todo o Recife. Praças localizadas nas seis regiões da capital pernambucana irão passar por obras de requalificação e reparos. Esta é mais uma ação que integra a programação de comemoração pelos 475 anos do Recife, completados no último dia 12.

Durante a solenidade de lançamento da ação, João da Costa ressaltou a importância da construção de novos parques, como vem acontecendo no Recife, mas sem esquecer das áreas de lazer menores que, geralmente estão nas comunidades mais pobres. “Esse investimento significa que a gestão tem o compromisso com todos os espaços públicos. Manter essas praças de forma adequada, com qualidade, é garantir aos cidadãos uma área de entretenimento, lazer e de convivência social”, disse o prefeito.

No cronograma de serviços, já estão programadas para receber obras nesta semana as praças Joaquim Nabuco (Santo Antônio), Aleixo de Oliveira (Ipsep) e Cajueiro – no bairro de mesmo nome. Entre os serviços agendados estão pintura, manutenção de brinquedos e calçadas, troca de iluminação entre outros.

Além dessas, a Prefeitura do Recife vai restaurar praças tradicionais como a de Casa Forte, Apipucos, Trabalho (Casa Amarela) e Poeta (Caxangá). Outros bairros serão contemplados pelo pacote de obras como Boa Viagem, Jardim São Paulo, Campo Grande, São José, Ipsep, Pina, Engenho do Meio, Vasco da Gama, Jaqueira e Arruda, totalizando 110 praças em 51 comunidades. “Não é exagero. São apenas fatos. Quase metade dos espaços de lazer da cidade estão sendo requalificados por essa gestão. Nunca aconteceu isso na história da administração desta cidade”, afirmou Eduardo Vital, secretário de Serviços Públicos e presidente da Emlurb.

Balanço – São mais de R$ 30 milhões investidos na reestruturação e manutenção de praças e parques nos últimos três anos. Além disso, a Prefeitura do Recife tem investido na criação de novos espaços. Até o final de 2012, serão entregues 43 Academias da Cidade, os Parques do Caiara, Apipucos e Santana, além de 132 praças e parques revitalizados.