NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.12 - 16h44

Varredura preventiva da PCR também realiza ações de combate à dengue

Equipes da Secretaria de Saúde estão entre os colaboradores dos serviços levados às áreas de risco da cidade

[caption id="attachment_14851" align="alignleft" width="334" caption="Durante a mobilização, os agentes distribuem material informativo. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

A Secretaria de Saúde também está atuando nas atividades relacionadas à Operação Inverno 2012, promovida pela Prefeitura do Recife. Dentre as ações encabeçadas pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), como as varreduras preventivas nas áreas de risco, estão os mutirões de combate à dengue, realizado pelos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde a primeira varredura, na última terça-feira (13), os agentes estão reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido no dia a dia das comunidades. Nesta quinta-feira (15), os profissionais percorreram as ruas do Jordão Alto, zona sul do Recife, ao mesmo tempo em que os técnicos dos outros órgãos envolvidos desempenhavam suas funções.

O trabalho dos Asaces nas comunidades consiste na busca de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Durante a mobilização, os agentes distribuem material informativo e aplicam larvicida biológico ou descartam possíveis criadouros da dengue.

Além disso, a Secretaria também realiza outras ações no Município para que os casos da doença diminuam na cidade. Desde o início de fevereiro, alguns bairros estão sendo contemplados com varreduras, nas quais o batalhão de quase mil “soldados”, vão de porta em porta. Para isso, a secretaria contratou mais 135 agentes para reforçar o efetivo. Também estão sendo fechadas parcerias com entidades civis e militares, a exemplo da Igreja Católica, igrejas evangélicas, Exército Brasileiro, entre outras.