NOTÍCIAS

| 15.03.13 - 18h43

Campanha para diagnóstico e prevenção da hanseníase e verminoses será lançada em escola no Recife

Nesta segunda-feira, 18, vai acontecer o lançamento nacional da Campanha de Prevenção à Hanseníase e Verminoses (geohelmintíases). O evento vai contar com a presença do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa; do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; e do secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa. A meta da campanha é avaliar 9,2 milhões de estudantes da rede pública de todo o Brasil, em escolas de 800 municípios diagnosticados com altos índices das doenças.

Com o slogan “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha quer aumentar o diagnóstico precoce, além de identificar comunidades em que as duas doenças ainda persistem. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde, para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento.


Apesar do preconceito que ainda atinge seus portadores, a hanseníase tem cura e, quando a pessoa começa o tratamento, a transmissão é interrompida quase que imediatamente. O Recife lidera o ranking das capitais com maior taxa de pacientes com hanseníase por residência, apresentando muitos casos novos entre os menores de quinze anos. Por isso, a estratégia será levar os agentes comunitários de saúde às escolas, possibilitando a ação para, ao mesmo tempo, reduzir os casos de verminoses (doenças parasitárias que podem prejudicar o desenvolvimento físico e o rendimento escolar das crianças).

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a campanha é de extrema importância e deverá se somar à luta que já vem sendo desenvolvida no município, para combater estas e outras doenças tropicais endêmicas que atingem principalmente a população de baixa renda. “Nossa meta é realizar ações cada vez mais efetivas e integradas com os outros níveis da assistência à saúde, fortalecendo as ações preventivas e educacionais, possibilitando diagnósticos cada vez mais precoces e oferecendo à população o acesso ao tratamento”, afirmou.

 
Serviço:

Lançamento da Campanha “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”
Dia: 18/03 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Escola Municipal São João Batista.  Avenida Anibal Benévolo, 1800 – Linha do Tiro – Recife (PE) – próximo à Delegacia de Polícia do Alto do Pascoal