NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.13 - 17h34

Controle Urbano proíbe atuação de ambulantes no clássico de domingo

Para a realização do jogo do Sport contra o Náutico, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) segue com ação de proibição do comércio informal em ruas e cruzamentos próximos ao estádio da Ilha do Retiro. A atividade, a ser realizada neste domingo (17), contará com 46 agentes atuando no local, entre auxiliares de supervisão e apreensão. Esse será o primeiro clássico em que a Semoc - em parceria com a Guarda Municipal - vai atuar, proibindo o comércio ambulante em oito pontos específicos.

As vias começam a ser bloqueadas com cavaletes a partir das 8h do domingo.  As ruas Professor Benecdito Monteiro, Benfica e Engenheiro Abdias de Carvalho são as três vias escolhidas, por apresentarem histórico de comércio informal. Também serão interditados cinco cruzamentos: Rua Paissandu com a Viscondessa do Livramento; Avenida Beira Rio com a Rua Doutor Joaquim dos Santos Souto; Av. Prefeito Lima Souto com a Rua Doutor Joaquim dos Santos Souto; Rua João Elísio Ramos com a Rua Astorga; Rua José Gonçalves de Medeiros com a Rua Senador Fábio de Barros.

Além do efetivo empregado, dois caminhões estarão no local para encaminhar mercadorias para Gerência de Apreensão, caso algum ambulante desobedeça ao perímetro e comercialize em área proibida. A Guarda Municipal vai disponibilizar 12 homens para dar apoio nas barreiras, a partir das 14h. “Caso seja necessário, uma dupla de policiais militares será lançada em cada ponto de bloqueio após o término do jogo, para conter o possível avanço dos ambulantes”, reforça a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

TRÂNSITO – A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) vai interditar a Rua Tabaiares nos dois sentidos e a Avenida Prefeito Lima e Castro, para assegurar o fluxo de veículos e pedestres. Serão 60 agentes atuando em dois turnos, das 10h às 21h, orientando os motoristas e fiscalizando o estacionamento irregular. Veículos sobre calçadas ou em fila dupla correm o risco de remoção e o motorista pode ser multado em R$ 127,29. A circulação no trânsito deve voltar ao normal em até 40 minutos após o encerramento do jogo.