Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 15.03.21 - 10h07

PCR chega a 202 leitos de UTI para covid-19 com 12 novas vagas no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

img_alt

Prefeito João Campos fez o anúncio da ampliação de vagas na manhã desta segunda (15) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Enquanto o Brasil enfrenta o momento mais desafiador desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife se mobiliza para agilizar a vacinação e ampliar a rede de assistência a pacientes com covid-19. O prefeito João Campos anunciou nesta segunda-feira (15) a abertura de 12 novos leitos de UTI para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI). Ao todo a rede emergencial montada pela Prefeitura do Recife chega a 202 leitos de UTI, dos quais 72 apenas no Hospital da Pessoa Idosa.

“O Recife completa hoje 202 leitos de UTI. Abrimos  no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa mais 12 novos leitos de UTI. A gente tem feito um esforço contínuo de abertura de leitos de observação, salas vermelhas e de UTI. Associado a isso, intensificando a velocidade da vacinação para a gente poder salvar vidas”, reforçou o João Campos.

O prefeito ainda defendeu a importância da adoção das medidas sanitárias para evitar a disseminação da doença. “É fundamental que cada um e cada uma possa fazer a sua parte, com distanciamento social e uso de máscara, para que a gente possa atravessar esse momento mais crítico da pandemia no Brasil desde o início dela. Vamos poder superá-la com o esforço de cada um e de cada uma”, disse.

AMBULATÓRIO - Mesmo atendendo pacientes com covid-19, o Hospital Eduardo Campos continuará disponibilizando mais de 15 especialidades de saúde, como geriatria, cardiologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, que oferece exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também será mantido. Todos os protocolos de segurança foram reforçados para isolar a ala de covid-19 que fica em um prédio a parte de onde acontecem os atendimentos ambulatoriais.

“Fizemos um importante esforço para reforçar nossa equipe interdisciplinar, pois os pacientes diagnosticados com a covid-19 demandam uma atenção diferenciada. Além disso, redobramos os cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em relação aos nossos profissionais, que passaram por uma série de capacitações e têm recebido orientações diárias da nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)”, explicou o diretor do Hospital Eduardo Campos da Pessoa idosa, Fernando Figueira.