NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 15.03.22 - 11h12

Prefeitura do Recife lança licitação para requalificar o entorno do Açude de Apipucos

img_alt

Investimento de R$ 2,4 milhões beneficiará o Parque de Apipucos, as margens do açude e a área de ligação com o Parque da Macaxeira; dentre as novidades, serão implantados um Parcão e um píer. (Foto: Divulgação)

 

O entorno do Açude de Apipucos, na Zona Norte do Recife, vai ganhar cara nova. A Prefeitura do Recife lançou, no Diário Oficial do Município do último sábado (11), o processo licitatório para realizar a requalificação da área, incluindo o Parque de Apipucos, as margens do açude e a ligação com o Parque da Macaxeira. O valor máximo previsto no pregão eletrônico é de R$ 2.442.011,35 e os serviços deverão ser executados em seis meses após a contratação da empresa vencedora, a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

A ideia é criar novos atrativos que irão trazer mais usuários para o espaço, uma das mais belas paisagens da Zona Norte. No Parque de Apipucos, a intervenção prevê a implantação de um Parcão, espaço adequado para os animais de estimação; colocação de paredes de escalada lúdicas, plantio de mudas e melhorias na pista de caminhada, fazendo a conexão com o Parque da Macaxeira; além da recuperação dos quiosques e demais equipamentos existentes.

A pracinha situada às margens do açude ganhará um píer para proporcionar usos como pedalinhos ou caiaques, com novos quiosques de piaçava para servir de apoio, além de melhorias no paisagismo. A ligação com o Parque da Macaxeira, que é feita pela Rua Coronel João Batista do Rêgo Barros, será melhorada com a recuperação do piso e do guarda-corpo de madeira. Será feita também a requalificação do piso da Rua Massaranduba, no trecho que margeia o açude, e a implantação de novo corrimão na escadaria de acesso à paróquia de Nossa Senhora das Dores.