Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 15.03.22 - 17h52

Prefeitura do Recife recebe comitiva de Rio Branco (AC) para troca de experiência na gestão ambiental

img_alt

Programação de três dias tem como objetivo o compartilhamento de ações e projetos adotados na capital pernambucana na área de meio ambiente e sustentabilidade (Foto: Divulgação SMAS)

Visando o intercâmbio de boas práticas de gestão, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade(SMAS), recebeu, nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15) um grupo de representantes da Prefeitura de Rio Braco (AC). O objetivo foi apresentar  os pontos estratégicos da atuação da capital pernambucana em relação ao licenciamento e fiscalização ambiental, destacando os principais procedimentos, estrutura e as tecnologias usadas no dia a dia da SMAS.  A programação segue até a próxima quinta-feira (16) e contará também com visitas às instalações da Emprel, ao Jardim Botânico do Recife e ao Econúcleo Jaqueira. Vieram ao Recife a vice-prefeita de Rio Branco, Marfiza Galvão; o  secretário de Meio Ambiente, Normando Sales; Sandino Gadelha Mendes, engenheiro florestal e técnico de licenciamento ambiental; Marconde Maia Ferreira, biólogo e auditor fiscal de Meio Ambiente e  Aline de Figueiredo Silva, Gestora do núcleo de Tecnologia da Informação.

Durante a visita, a comitiva conheceu a estrutura da SMAS, a representatividade  do Recife no cenário nacional e internacional em pautas ambientais e as funções estratégicas de cada secretaria executiva, além disso ainda puderam compreender todo o fluxo de processo das normas de licenciamento ambiental, assim como aprender sobre a importância do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, avaliou como positiva a troca de experiência entre as secretarias municipais. “A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco se mostrou interessada em conhecer nossos projetos, nossas atividades, as nossas linhas de atuação,  principalmente no que tange à questão do licenciamento ambiental digital. Na ocasião, apresentamos a nossa gestão ambiental com os eixos desenvolvidos, como as mudanças climáticas, destacando a elaboração do Plano Local de Ação Climática, assim como a educação ambiental. Receber a comitiva enriquece a gestão, pois também podemos conhecer exemplos que estão sendo trabalhados na cidade de Rio Branco. Então, achamos muito proveitoso e entendemos ser, inclusive, o papel do sistema de meio ambiente essas cooperações intermunicipais  entre os órgãos da secretaria”, avalia Ribeiro.

A programação continuou nesta terça-feira (15) com a apresentação dos procedimentos de Licenciamento em Obras,  Comércio e Serviços; a dinâmica de erradicação e compensação ambiental; Sistemas de Geoprocessamento e o funcionamento da fiscalização ambiental. Na quarta-feira (16), a agenda será para visitar os equipamentos ambientais do Recife: o Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Normando Sales, revelou que escolheu Recife pelo protagonismo que a cidade vem assumindo nas pautas ambientais. “Recife é uma referência para a gente e é um prazer muito grande estarmos aqui e  aprender  mais um pouco dessa experiência, in loco, conversando com os profissionais e gestores municipais. Nós nos inspiramos nas ações e projetos bem-sucedidos para que possamos implementar esses avanços em Rio Branco”, explica.

 
ASSUNTOS: