NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h50

PCR capacita profissionais da Assistência Social para trabalhar durante a Operação Inverno 2011

Cem gerentes, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais participarão de atividades com foco nas ações durante o período de chuvas

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), promove o “Ciclo de Formação da Assistência Social: A política de Assistência Social na Operação Inverno”. Durante o evento, que acontece no auditório do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), no bairro de São José, serão capacitados 100 profissionais do Serviço Social municipal que irão trabalhar nos abrigos disponibilizados para atender à população durante o período de chuvas na Cidade.

O Ciclo de Formação acontecerá nos dois turnos (manhã e tarde). Gerentes, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais ligados à Secretaria de Assistência Social do Recife serão divididos em dois grupos, 50 para cada dia. O objetivo é trabalhar com eles questões referentes ao papel que irão desempenhar no atendimento prestado às famílias que, porventura, venham a procurar os abrigos durante o inverno. O evento irá focar no trabalho da Defesa Civil no Recife, o papel do assistente social e os procedimentos a serem tomados durante o período pré e pós-chuvas.

A abertura do evento, às 8h30, ficará a cargo da secretária municipal de Assistência Social, Niedja Queiroz, e da coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira. Em seguida, a partir das 9h, têm início as mesas de debate. Primeiro, Keila Ferreira abordará o tema “O que é o Risco? Implicações econômicas; problemática das habitações irregulares; Meio Ambiente e mudanças climáticas”. Ela vai falar sobre o papel da Defesa Civil para diminuir os riscos nas áreas de morro e alagados, além de abordar a participação das diversas instâncias municipais – principalmente a Assistência Social – no sucesso desse trabalho que tem ajudado a salvar vidas.

Na sequência, a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Melissa Azevedo, ficará à frente da mesa “O papel da Assistência Social na Operação Inverno”. Serão trabalhados o marco legal da Assistência Social em situações de calamidade pública, sob três momentos: Prevenção (no trabalho com as famílias e com a comunidade para evitar os riscos); Abrigamento (serviço de proteção em situações de calamidade pública); e o Pós-abrigamento (desligamento da família).

No período da tarde, das 13h30 às 16h, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho, que serão conduzidos por dois facilitadores, definindo as funções de cada profissional nos abrigos, suas obrigações e competências, além de capacitá-los para a utilização dos instrumentais necessários ao atendimento das famílias – ficha de cadastro, ficha de evolução da família, entre outros. Ao término da discussão em grupo, haverá a simulação de um caso de abrigamento. Após a atividade, será feita uma avaliação conjunta sobre a capacitação. A programação será a mesma nos dois dias.