NOTÍCIAS

| 15.04.13 - 17h11

Campanha de vacinação contra gripe começa no Recife

[caption id="attachment_33310" align="alignleft" width="680"] Cerca de 200 locais vão atender à população, das 8h às 17h, de 15 a 26 de abril. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Começou hoje (15) a campanha de vacinação contra a gripe, que irá acontecer em todo o Brasil, até o próximo dia 26. A Secretaria de Saúde do Recife tem, como meta, vacinar pelo menos 236 mil pessoas dos grupos prioritários, mais suscetíveis de contrair a doença: idosos a partir de 60 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores de saúde, indígenas e população privada de liberdade, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, diabéticos, transplantados e doentes renais crônicos.

“Eu tomo a vacina sempre, desde que as campanhas começaram, há 15 anos, e prefiro vir já no primeiro dia”, contou a dona de casa Miriam de Andrade Lima, 82, que foi ao posto de saúde Albert Sabin, na Tamarineira, receber sua dose. Miriam frisou que raramente fica resfriada e nunca sentiu nenhuma reação ao longo de todo esse tempo. “Acho importante me prevenir, por causa da minha idade e porque fui fumante durante muito tempo”, explicou ela.

O exemplo de Miriam contraria falsos mitos sobre a vacina, que infelizmente continuam fazendo com que muitos idosos deixem de se proteger. “Muitas pessoas têm medo, pois existem boatos de que a vacina faria com que a pessoa gripasse ou até coisa pior. Isso é uma bobagem, já que a vacina é segura e feita com vírus inativos”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações da Prefeitura do Recife, Elizabeth Azoubel.

Ao tomar a vacina, são evitadas complicações graves causadas pelo vírus da influeza, com redução em mais da metade dos casos de doenças relacionadas à gripe e diminuição de até 45% nos índices de hospitalização por pneumonia. É muito importante repetir a dose anualmente, já que os vírus se modificam ao longo do tempo, sendo diferentes de um ano para o outro.

Cerca de 200 locais vão atender à população, das 8h às 17h, incluindo os 162 postos de saúde e hospitais da rede municipal que possuem setor de vacinação. Além deles, postos volantes estarão abertos em supermercados, shoppings e associações. Caso haja dúvidas sobre os locais mais próximos de seu domicílio, pode-se consultar a Ouvidoria de Saúde do Recife, através do telefone 0800-281-1520.