NOTÍCIAS

| 15.04.13 - 17h50

Dia Mundial da Voz será celebrado no Parque da Jaqueira

Evento pretende informar a população e detectar pessoas que apresentem possíveis problemas

“Em todos os ciclos da vida, seja amigo da sua voz”. Com este tema, a Secretaria de Saúde do Recife vai promover amanhã (16) um grande evento no Parque da Jaqueira, das 7h às 19h, em comemoração ao Dia Mundial da Voz. A ação será comandada pelas equipes de fonoaudiólogas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Apoio às Práticas Integrativas (NAPI), com participação dos instrutores da Academia da Cidade.

Segundo a fonoaudióloga Maria Luiza Coimbra, que atua numa das equipes do NASF, o evento pretende despertar o interesse da população sobre os cuidados com a voz. “Vamos distribuir panfletos e tentar identificar pessoas que apresentem alterações na voz, que podem ser indícios de nódulos e outros problemas”, explica ela.

Quem apresentar sintomas (como rouquidão por mais de 15 dias, pigarro constante, voz sumindo ou falhando, cansaço ou esforço ao falar e perda súbita da voz) poderá ser encaminhado para fazer exames de videolaringoscopia com os otorrinolaringologistas dos hospitais das Clínicas da UFPE, Agamenon Magalhães e Imip, que aderiram ao projeto. A atividade contará com a parceria, ainda, do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono), das clínicas de fonoaudiologia da UFPE, Unicap e Funeso, e do Hospitais do Câncer de Pernambuco.

Além de informações úteis e possibilidade de detecção de problemas, quem for à Jaqueira vai receber água e maçãs, que ajudam no processo de deixar a voz mais fluida, e aprender, com os profissionais da Academia da Cidade, exercícios de alongamento e relaxamento da região cervical.

O QUE FAZER PARA PROTEGER SUA VOZ- Entre as atitudes prejudiciais, estão falar ou cantar alto demais; gritar, pigarrear ou cochichar; falar em ambiente barulhento; frequentar ambiente com mofo ou poeira; e consumir fumo e bebidas alcoólicas. Para preservar sua voz, é aconselhável falar devagar e com boa dicção; descansar após uso excessivo; utilizar microfone para falar em público; e beber bastante água ao longo do dia.