NOTÍCIAS

Cultura | 15.04.13 - 18h50

Prefeitura promove seminário de avaliação do Carnaval do Recife 2013

[caption id="attachment_33328" align="alignleft" width="680"] Ação busca sistematizar informações para organizar a festa de 2014. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

Mais de 420 agremiações carnavalescas foram convidadas ao Seminário de avaliação do Carnaval do Recife 2013. A abertura do evento, nesta segunda-feira (15), no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, contou com a presença da secretária de Cultura, Leda Alves. Durante quatro dias, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, reunirá representantes de 11 modalidades presentes no Carnaval do Recife, com o objetivo levantar informações que possibilitem o aperfeiçoamento da festa em 2014.

Para um público de cerca de 30 carnavalescos – representantes de troças, clubes de bonecos e blocos líricos – que compareceu ao primeiro dia do Seminário, a secretária de Cultura, Leda Alves, explicou a importância do encontro. “Isto é democratizar, é discutir antes, fazer ponderações, para decidir, juntos, qual o melhor caminho. À Secretaria cabe criar condições para vocês fazerem o Carnaval”. E continuou: “Em tudo, você só consegue melhorar se for capaz de avaliar. Aprofundem o pensamento. Carnaval não é só cachê e pagamento. A cultura é um instrumento de luta e cidadania. E o Carnaval é o reforço do valor e da beleza da nossa coisa única, que é a Cultura. Estamos com as rédeas nas mãos. Aqui é um dia de trabalho, não é de conversa mole. Reclamem!”.

Junto com o convite para a atividade, os carnavalescos receberam um formulário onde podiam pontuar e elencar sugestões e reclamações referentes a itens como infra-estrutura, sonorização, decoração, comissão julgadora do Concurso de Agremiações, iluminação, e pontos de concentração e dispersão. Segundo o assessor executivo da Secretaria de Cultura, Maurício Cavalcanti, o próximo passo será sistematizar os dados para propor melhorias. “Em outro encontro, vamos apresentar sugestões de aprimoramento e correção de distorções do Carnaval, com base no que eles responderam. A antecipação do planejamento para o Carnaval de 2014 vai permitir que todos possam trabalhar com calma e dignidade para fazer uma festa bonita”, disse.

A presidente da agremiação “O Bagaço é Meu”, Jandira Elias, fez uma avaliação positiva do Seminário. “Achei bom porque pude falar o que eu sentia há muitos anos e não falava. Devia acontecer mais vezes, é uma oportunidade pra gente expressar o que a gente quer”, falou.

O Seminário prossegue até esta quinta-feira, 18 de abril, sempre das 9h às 13h, no Teatro Apolo. Nesta terça-feira (16), estarão reunidos os Maracatus de Baque Solto e de Baque Virado, Afoxés e Blocos Afro. Na quarta-feira (17), será a vez dos Caboclinhos, Índios, Bois de Carnaval e La Ursa, e o encerramento, na quinta-feira (18), será com os representantes de Escolas e Blocos de Samba.