NOTÍCIAS

| 15.04.14 - 09h57

Secretaria de Saúde do Recife prepara atividades sobre saúde vocal

Ação vai acontecer no Parque da Jaqueira para comemorar o Dia Internacional da Voz

É comemorado, nesta quarta-feira (16), o Dia Internacional da Voz – principal instrumento para comunicação entre os homens. Para alertar a população sobre a importância dela no nosso dia a dia, as fonoaudiólogas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia e com os cursos de Fonoaudiologia da UFPE, Unicap e Funeso, vão desenvolver atividades educativas visando a saúde vocal da população. A ação vai ser realizada no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, das 6h às 16h.

A campanha deste ano tem como enfoque os cuidados que as pessoas precisam ter com a voz. “A gente precisa ter uma estrutura para além da estrutura vocal, não é só cuidar das pregas vocais. Se a região cervical estiver muito tensa, por exemplo, a produção vocal pode ser prejudicada. Existem algumas pessoas que apresentam pontos de tensão na coluna ou ombros, e isso mexe com a estrutura que produz a voz”, explicou a fonoaudióloga Renata Morais.

Profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI) também vão participar do evento, realizando atividades que liberem as tensões e favoreçam a produção vocal mais saudável. Além dos exercícios, as fonoaudiólogas chamam atenção para os alimentos que melhoram o desempenho da voz. “Os alimentos adstringentes, como a maçã, ou frutas cítricas, por exemplo, são aqueles que limpam a região vocal. Deixam a saliva mais fina e a mucosa fica mais fácil de movimentar, ao contrário de quando a gente come chocolate, que deixa a saliva mais densa”, disse Renata.

Também serão realizadas triagens vocais aos usuários que referirem algum sintoma relacionado à voz. Quem apresentar possíveis alterações vocais poderá ser encaminhado aos hospitais que aderiram ao projeto, para a realização de exames com especialistas, como o Hospital das Clínicas, Hospital do Câncer de Pernambuco, Hospital Agamenon Magalhães ou IMIP.