NOTÍCIAS

Cultura | 15.04.15 - 16h56

Programação especial marca Dia do Livro e nascimento de ícones da literatura

Atividades homenageiam Monteiro Lobato e Manuel Bandeira e acontecem até esta quinta (16). (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil e a data de nascimento de dois dos maiores ícones da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato e Manuel Bandeira, a Secretaria de Educação do Recife preparou uma programação literária especial. Nesta quarta (15), as atividades aconteceram no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, localizado na Ilha do Leite, incluindo contação de histórias e exibição de vídeos sobre fábulas e contos de Monteiro Lobato.

“Convidamos os familiares dos estudantes e funcionários do CAP para este evento porque eles são indispensáveis no processo de aprendizado das crianças e devem estar sempre envolvidos”, destaca a coordenadora do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), Ivana Cavalcanti. "A proposta é mostrar a importância do envolvimento deles no processo de aprendizado dos estudantes", acrescenta.

A comemoração, intitulada “Redescobrindo Monteiro Lobato”, foi voltada para os pais dos estudantes da Escola Municipal Reitor João Alfredo e funcionários do CAP, com o objetivo de estimular a leitura e o reconhecimento destes autores para a literatura infantil. Foi feita uma apresentação da vida e obra dos autores, exibição de um vídeo com as obras e contos e fábulas de Monteiro Lobato, contação de histórias e debate sobre o tema.

O nascimento de Monteiro Lobato é celebrado no próximo sábado (18), data que ficou registrada como o Dia do Livro Infantil. Para Widya Christine, da Divisão da Educação Infantil, eventos voltados para adultos devem ocorrer regularmente. “Para mim, como educadora, esse evento é fantástico porque a leitura é um mundo de descobertas. É algo que leva o indivíduo a se conhecer, conhecer a sociedade, seus direitos e deveres, construir sua identidade. A Secretaria de Educação está de parabéns”, analisa.

NAC - Nesta quinta (16), a programação será organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) e ocorrerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. São esperados 400 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de dez escolas municipais. Após a abertura, feita pela Banda Paulo Freire, haverá apresentação do Grupo de Contação de Histórias do NAC e de professoras. Alunos de três unidades de ensino vão fazer apresentação teatral e mostra de trabalhos feitos nas escolas sobre as obras menos conhecidas de Monteiro Lobato.