Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.04.16 - 21h37

Escola do Vasco da Gama antecipa comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil

img_alt

Alunos tiveram uma tarde repleta de contação de histórias, com músicas e apresentações teatrais (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na próxima segunda-feira (18), foram antecipadas na Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama. Nesta sexta-feira (15), cerca de 50 alunos do 5° e 6° ano, além de turmas dos programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera, tiveram uma tarde repleta de contação de histórias com músicas e apresentações teatrais. Os arte-educadores do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife encenaram as histórias dos livros "A gata borralheira do Sertão Pernambucano" e "Cordel dos Animais", distribuídos para os estudantes. Ambos foram escritos por alunos da rede municipal do Recife como parte das atividades do Programa de Letramento do Recife (Proler), que já publicou dez livros dos estudantes. 

No começo da tarde, os estudantes assistiram a um vídeo sobre a vida e a obra do escritor Monteiro Lobato, autor de diversos livros infantis. O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil como uma homenagem ao escritor, nascido nessa data. Em seguida, houve a contação da história da gata borralheira sertaneja, que é uma releitura do clássico Cinderela feita pelos alunos da Escola Municipal Compositor Capiba, localizada no Torreão. No livro, o sapato esquecido pela gata borralheira é uma sandália de couro de cabra; a carruagem é um carro de boi e as músicas que tocam na festa são de forró pé de serra, xote e baião. 

"Vocês sabiam que o Recife tem alunos protagonistas que criaram essas histórias, escreveram os textos e fizeram os desenhos que ilustram esses livros? Com essa atividade, a gente quer mostrar que vocês também podem contar histórias lindas assim, pra que todos os alunos da rede municipal leiam e pra que a gente possa transformar em peça e encenar pelas escolas do Recife", disse Jackelane Barros, técnica-pedagógica da Secretaria que fez uma das contações, junto com o maestro Marcos Galdino, diretor do NAC. 

A professora Anunciada Guimarães, que ensina no 2º e no 5º ano, achou excelente a tarde de contação de histórias para seus alunos. "Eles ficaram bem interessados assistindo à apresentação, cantando as músicas. E o melhor foi eles verem que as histórias foram criadas por estudantes como eles. Às vezes muitos acham que não são capazes e se estimulam quando veem uma coisa dessas", avaliou Anunciada, que diz ler muito com os alunos em sala de aula, para que os estudantes melhorem a interpretação de texto. 

Um dos alunos que mais se animou com a atividade foi Gabriel Lucas Rodrigues, 10 anos, do 4º ano, que também planeja publicar suas histórias. "Eu adoro ler, tanto em casa quanto aqui na escola. E eu também estou escrevendo um livro sobre a vida difícil das pessoas com deficiência. Se ficar legal, também vou querer publicar", contou.

 

PROGRAMA MANUEL BANDEIRA - Nesta segunda-feira, Dia Nacional do Livro Infantil, o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) completa dez anos de existência. A comemoração será na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e inclui contação de histórias, exposição fotográfica sobre a história do PMBFL, recital de poemas com interpretação dos estudantes e exibição de vídeo com depoimentos de professores de biblioteca, gestores e alunos.

 

O Programa Manuel Bandeira tem cerca de 250 docentes desenvolvendo atividades voltadas ao incentivo à leitura nas bibliotecas escolares do Recife. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio a projetos literários desenvolvidos nas escolas e organização de eventos culturais como recitais poéticos, encontros com escritor e lançamento de livros.