NOTÍCIAS

| 15.05.12 - 11h47

Exposição Daniel Santiago – “De que é que eu tenho medo?” ocupa o Mamam

[caption id="attachment_18452" align="alignleft" width="334" caption="Primeira exposição individual do artista Daniel Santiago. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

A mostra, com curadoria de Zana Gilbert e Cristiana Tejo, tem visitação gratuita e fica em cartaz até 8 de julho

A noite foi festiva para quem compareceu ao Museu de Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, na noite desta segunda-feira (14). Todos estavam ansiosos para conferir a primeira exposição individual do artista Daniel Santiago. A mostra Daniel Santiago – De que é que eu tenho medo? explora as diversas linguagens usadas por Santiago ao longo de sua carreira.

Mesmo sendo tão conhecido por seu trabalho na Arte Correio e na dupla Brusky & Santiago, Daniel nunca ousou fazer uma exposição individual. A mostra, em cartaz no Mamam, tem curadoria de Cristiana Tejo e Zana Gilbert e possibilita um passeio pelas expressões poéticas de toda a trajetória do artista.

Eu devo tudo isso às curadoras, Cristiana e Zana. Elas me descobriram, mostraram-me que era possível ocupar o museu inteiro com meu trabalho. Tem obras que foram executadas por elas como a “Na floresta de alheamento de Fernando Pessoa”, que eu apenas havia idealizado, mas não tinha nada concreto. Elas tiveram coragem de fazer tudo e eu comemoro e agradeço”, disse Daniel.

Na exposição estão presentes as questões existenciais e experimentais que o animam nos últimos 50 anos. Evidencia-se a exploração poética do cotidiano desde a captação em desenho da paisagem cultural de seu entorno até a interferência poética no fluxo da cidade por meio de performances e instalações em espaços públicos; questionamentos filosóficos sobre a solidão, a vida e a liberdade; a aliança com a literatura e o teatro para lidar com os abismamentos da existência; a inventividade como estratégia de sobrevivência e o caráter expansivo da colaboração com outros artistas e agentes culturais.

Foi durante uma pesquisa que estou fazendo há dois anos que me deparei com a obra dele e comentei com Cristiana que estava encantada. Um tempo depois ela teve a ideia de montar essa exposição e já me convidou pra fazermos juntas. Foi um grande prazer desenvolver esse trabalho. Daniel é um artista maravilhoso, uma pessoa generosa que envolve as pessoas com sua arte”, comentou uma das curadoras, Zana Gilbert.

A mostra Daniel Santiago – De que é que eu tenho medo? foi contemplada no Edital do Funcultura e fica em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 09 de maio e 08 de julho de 2012.

Confira o perfil do artista. 

Serviço:

Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães | MAMAM
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista | Recife-PE

Visitação
14 de maio a 8 de julho de 2012, de terça a sábado, das 12h às 18h, e domingo, das 12h às 17h
Agendamento para visitas: 81. 3355.6870 | 3355.6871

ASSUNTOS: