NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.13 - 11h19

Secretário participa de Fórum de Habitação em Brasília (DF)

O secretário de Habitação da Prefeitura do Recife, Eduardo Granja, participa, de hoje (15) até sexta-feira (17), em Brasília (DF), da 60ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O evento, que acontece no Hotel Nacional, é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.  

Convidado pelos organizadores, o secretário recifense destaca a importância de participar de um encontro nacional sobre habitação popular. “Será uma ótima oportunidade de conhecer novos projetos e ações e trocar experiências na área de habitação, já que estarão presentes representantes dos governos estaduais e das prefeituras das maiores cidades do País, além de técnicos e executivos do Ministério das Cidades, Caixa Econômica, Banco do Brasil e iniciativa privada”, ressaltou Granja.

Com a sessão de abertura marcada para as 9h desta quarta-feira, o Fórum colocará em discussão, durante três dias, temas de relevância para os projetos e as ações programadas pelas administrações públicas brasileiras, como fontes de financiamento, regularização fundiária, gestões pós-moradias, infraestruturas complementares de urbanização, trabalho técnico e social, impactos ambientais das novas edificações, formação de condomínios, entre outros.

Entre as mesas de debate previstas, uma das mais concorridas ocorrerá na tarde da quinta-feira (16). Na ocasião, Inês Magalhães, do Ministério das Cidades, João Whitaker, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e Wanderley John da Escola Politécnica, também da USP, vão colocar em discussão o tema “Sustentabilidade dos Conjuntos Habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida – da aprovação do projeto ao pós-ocupação – importância de estados e municípios nesses processos”.

Na sexta-feira (17), último dia do Fórum de Habitação, está programada, pela manhã, a oficina técnica “Regularização fundiária: experiências exitosas, desafios e avanços”, que será comandada pelo arquiteto Silvio Figueiredo, do Ministério das Cidades.