NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.14 - 10h30

Dois dias de espetáculos gratuitos no aniversário do Teatro de Santa Isabel

[caption id="attachment_45896" align="alignleft" width="680"] Programação com música, teatro, circo e literatura acontece
neste sábado (17) e domingo (18). (Foto: Beto Figueiroa)[/caption]

Neste domingo, 18 de maio, o Teatro de Santa Isabel – um dos 14 teatros monumentos do Brasil – completa 164 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura do Recife montou uma rica programação, totalmente gratuita, que acontece neste sábado (17) e domingo (18), da 14h às 20h. Além de dar visibilidade a um dos mais nobres e tradicionais teatros do Recife, as ações incentivam também que o público conheça e admire o trabalho desenvolvido nas diversas linguagens artísticas. Dança, música, teatro, circo e literatura poderão ser apreciados, dentro e fora do edifício de arquitetura neoclássica.

No sábado, a comemoração inicia com a campanha o Teatro de Portas Abertas, das 14h às 16h. O equipamento estará com os portões abertos para que as pessoas possam circular e fotografar a área interna e externa do Teatro. No mesmo horário, tanto no sábado (17) quanto no domingo (18), quem for visitar o Teatro pode aproveitar para fazer a sua caricatura com o ilustrador Beto França, que estará no saguão, enfatizando os traços mais marcantes de cada feição sobre o papel.

Às 15h, o ator, escritor e ilustrador Luciano Pontes inicia a sessão de histórias De Conto a Canto, na qual narra três histórias com inspiração no imaginário popular: Lelélelê, De pedaço em pedaço e Em briga de irmãos, quem dá opinião?. Às 16h é a vez do Coral Vozes do Recife proporcionar ao público uma experiência diferente, já que se apresentam na sacada do Teatro de Santa Isabel.

Um espaço desconhecido para a maioria dos frequentadores do Teatro de Santa Isabel também será palco de espetáculos. O anfiteatro, situado na área do jardim, recebe no sábado, às 16h40, o trabalho circense circúito!. Às 19h, a Compassos Cia de Danças apresenta Os Sete Buracos, no saguão do Teatro. E para encerrar a noite, às 20h, no palco principal, a cantora Karynna Spinelli apresenta o show Uma Noite Clara, com canções de Clara Nunes.

No domingo (18), a programação inicia com a visita guiada por todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre. Das 14h às 17h, a equipe do Teatro estará a postos para levar os interessados a conhecer um pouco da história e das curiosidades do edifício. Às 15h, haverá contação de histórias no saguão, com a cordelista Susana Morais e o violinista Diego Gibran, e às 16h o grupo Magiluth encena o espetáculo Luiz Lua Gonzaga, no anfiteatro.

Às 18h, o grupo Em Canto e Poesia, com participação de Bia Marinho, leva ao palco do Teatro de Santa Isabel as referências sonoras e literárias dos cantadores, violeiros e declamadores do Sertão do Pajeú. Quem estiver dentro do espaço pode se surpreender com o formato escolhido pelo Coral Vozes do Recife, que ocupará as frisas e camarotes para se apresentar para o público, às 19h.

O grande final da comemoração dos 164 anos do Teatro de Santa Isabel, às 19h30, ficará por conta da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que preparou um repertório especial para a ocasião. O Maestro Forró promete uma releitura de um trecho da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, além de composições próprias (como a música Suburbano, que homenageia o Recife) e músicas de dos dois DVDs da Orquestra, o #CabeçaNoMundo (2013) e o Jorrando Cultura Ao Vivo (2008). O repertório do primeiro ganhou o Prêmio da Música Popular Brasileira (categoria regional) em 2013. Para completar, a Orquestra levará o público para o lado de fora do Teatro, para dar um abraço no prédio do Santa Isabel.

Teatro - O Teatro de Santa Isabel, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 representa o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país. Construído entre 1841 e 1849, pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o Teatro foi inaugurado em 1850, com o espetáculo teatral O Pajem D’Aujuba Rota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século.

O Teatro de Santa Isabel recebeu personalidades da arte e da política como Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, Procópio Ferreira, dentre outros. O espaço assistiu importantes episódios da história do Brasil, tais como a Revolução Praieira, a campanha abolicionista e a campanha pelo advento da República.

SERVIÇO:
Comemoração dos 164 anos do Teatro de Santa Isabel
Data: sábado (17) e domingo (18), das 14h às 20h
Entrada Franca
Local: Teatro de Santa Isabel – Praça da República, bairro de Santo Antônio

Confira abaixo a programação completa:

Sábado, 17 de maio

14h - Campanha “O Teatro de Portas Abertas”: portões abertos e postagem de fotos em redes sociais.
(40 pessoas por vez)

14h às 16h – Caricaturas no Saguão com Beto França

15h – De conto a canto - Contação de Histórias com Luciano Pontes – Saguão do TSI
(Lotação: 80 pessoas)

16h – Coral Vozes do Recife – Sacada do TSI

16h40 – “CIRCÚITO” - Jaqueson Santana / Circense – Anfiteatro
(Lotação livre)

19h - Os Sete Buracos (20 minutos) - Compassos Cia de Danças – Saguão do TSI
(Lotação 80 pessoas)

20h – Show “Uma Noite Clara” - Karynna Spinelli – Palco Principal
(Lotação: 700 pessoas)

Domingo, 18 de maio

14h às 16h – Visita guiada ao Teatro de Santa Isabel

14h às 16h – Caricaturas no Saguão com Beto França

15h – Contação de Histórias com Susana Morais & Diego Gibran – Saguão do TSI
(Lotação: 80 pessoas)

16h - “Luiz Lua Gonzaga” - Grupo Magiluth – Anfiteatro
(Lotação interna: 120 lugares)

18h - Show Em Canto e Poesia, participação especial de Bia Marinho – Palco Principal
(Lotação: 700 pessoas)

19h – Coral Vozes do Recife – Nas Frisas e Camarotes
(Lotação: 700 pessoas)

19h30 – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério – Palco Principal
(Lotação: 700 pessoas)

20h30 - Abraço no Teatro