NOTÍCIAS

Esportes | 15.05.15 - 16h00

2ª Virada Esportiva e Paraesportiva começa neste sábado e oferece 24h de atividades

Evento vai agitar a cidade com cerca de 200 modalidades,distribuídas em sete polos principais

 

A partir das 16h deste sábado (16), o Recife vai respirar esporte e lazer durante 24 horas consecutivas. A 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva agitará a cidade com cerca de 200 modalidades para exercitar o corpo e a mente, distribuídas por sete polos e 16 Academias da Cidade, além de duas Academias Recife, 47 ruas e intervenções urbanas nos bairros. As atividades acontecem até as 16h do domingo (17), para incentivar a prática de atividade esportiva de forma inclusiva e gratuita, estimulando a integração entre os cidadãos e a vivência nos espaços públicos. A programação completa está disponível no site www.viradaesportivarecife.com.br.

No Marco Zero, às 16h do sábado, uma queima de fogos dará a largada para a Virada. Além de contar com o dobro de opções em relação ao primeiro ano, esta edição do evento - realizado pela Prefeitura do Recife e Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), com apoio do Governo do Estado - ganha três novos polos: Santana, Ibura e Macaxeira. As outras atividades acontecem no Pina, Parque Dona Lindu, Jaqueira e Marco Zero. Este ano, das 8h às 10h do domingo, a Lagoa do Araçá recebe a I Volta da Lagoa, direcionada para os amantes de corrida. Destaca-se, também, a realização da primeira edição da Gincana da Virada, no polo Marco Zero.

Outras novidades são a "Caça ao Tesouro", no Parque das Esculturas de Francisco Brennand, em frente ao Marco Zero; as atividades náuticas, que incluem desafio de remo, apresentação de Stand-Up Paddle e uma prova de canoagem que circundará o Bairro do Recife; e a mostra de documentários na Caixa Cultural. Além de esportes mais conhecidos, como basquete, futebol e vôlei, a Virada terá apresentações de artes marciais, atividades aeróbicas, rugby, MMA, agility para cães e esportes radicais. A 2ª Corrida das Escadas acontece no Morro da Conceição, às 6h do domingo.

Mobilidade - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquema especial para acompanhar a programação da 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva. Um efetivo de 50 agentes de trânsito foi destacado para monitorar as 24 horas do evento, nos principais pólos do centro, Zona Norte e Zona Sul do Recife. As equipes também realizam a orientação e a fiscalização de motoristas que passam pelos locais.

Os acessos ao Marco Zero estarão bloqueados, a partir da 0h da sexta-feira (15), pela Avenida Rio Branco, Avenida Alfredo Lisboa e Rua Marquês de Olinda. Na Zona Sul, apenas o trajeto ao entorno da Lagoa do Araçá fica bloqueado durante a 1ª Volta da Lagoa, que acontece no sábado (16), a partir das 8h. A 2ª Corrida das Escadas, no Morro da Nossa Senhora da Conceição, fecha o acesso à Rua Itacoatiara pelo Largo Dom Luís, apenas durante a largada do trajeto, que acontece também no sábado, às 6h. 

 

Confira os destaques da programação:

 

MARCO ZERO

 

O Bairro do Recife vai respirar esporte e lazer, com basquete de rua, badminton e handebol; atividades recreativas (damas, xadrez, dominó e até um campeonato pôquer na madrugada); brincadeiras infantis como totó humano, peão, cabra cega, amarelinha e bola de gude; e eventos especiais como a Caminhada  da Boa Idade, a Ginástica no Lar e o 1º Desafio de Pedal Indoor, em que integrantes de equipes se revezam para ver qual pedala a maior distância na bicicleta ergométrica. A manhã do domingo terá também as atividades náuticas, como desafio de remo, regata Remando para o Futuro e apresentações de SUP.

A Secretaria da Mulher promove, no dia 16, às 16h e às 19h, sessões de cine-debate  sobre o tema Mulheres e Esporte: proibições, preconceitos, desafios e superações, na sala de exibição da Caixa Cultural. Na ocasião, serão exibidos os documentários Mulheres em Campo, uma produção do Museu da Cidade do Recife, e o Mulheres Olímpicas, com direção da cineasta Laís Bodanzky. Logo após a exibição dos filmes, haverá um debate com atletas e ex-atletas convidadas para debater a participação feminina no mundo dos esportes.

 

PINA

 

Torneios de rugby, MMA, vôlei e handebol de praia, pelada e muitas atividades vão agitar o polo do Pina nos dois dias do evento. Pra quem curte esporte de equilíbrio, instrutores ainda vão guiar os visitantes na prática do slack line. Haverá também eventos especiais como o Aprenda a Correr, Torneio de Basquete 21 Familiar e Minicampeonato de Tênis.

 

LINDU

 

O parque será o espaço dos esportes radicais, já a partir das 16h do sábado. Na programação estão incluídos rapel, tirolesa, arvorismo, malabares, trapézio, skate street e vertical, parede de escalada, acrobacia de solo e malabares.

 

IBURA

 

O bairro da Zona Sul vai ter a Viradinha Esportiva, com brincadeiras antigas, bola de gude e campeonato de futebol de areia. As atividades começam a partir das 16h do sábado (16). No domingo (17), as modalidades acontecem a partir das 10h.

 

JAQUEIRA

 

Além de movimentar o corpo, o Espaço Zen da Jaqueira vai trazer atividades para a mente. Meditação, yoga, pilates, palestra sobre hábitos alimentares e alongamento são alguns dos destaques. Para a criançada, vai ter contação de histórias e a Viradinha Esportiva. Campeonato de bicicross e atividades aeróbicas completam a programação.

 

MACAXEIRA

 

Campeonatos de basquete, futsal, parkour, vôlei e skate free style vão movimentar o Parque Urbano da Macaxeira. Quem curte artes marciais vai poder conferir apresentações artísticas de karatê, kung fu, judô, jiu-jitsu, capoeira, luta olímpica, muay thai e outras lutas de origem oriental. Ainda haverá atividades pras crianças, aulão fitness e apresentações de agility de cães.

 

SANTANA

 

Vai focar em esportes para a criançada e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre as atividades estão as escolinhas de tênis, futebol e futsal. Também haverá basquete de cadeirantes, futsal paraesportivo, campeonato de futebol master e experiências sensoriais com animais exóticos.

 

VIRADINHA ESPORTIVA

 

A Viradinha Esportiva, nos quatro parques e no Ibura, oferecerá atividades para a criançada e o resgate de brincadeiras como amarelinha, peão, bola de gude, carrinho de lata e cabra-cega.

 

ACADEMIAS DA CIDADE

 

Dezesseis polos da Academia da Cidade estarão abertos das 16h às 19h do sábado (16) e das 7h às 10h do domingo (17): Parque Treze de Maio, Coque, Hipódromo, Praça do Chié, Jaqueira, Santana, Praça do Buriti, Torrões, Roda de Fogo, Várzea, Jardim São Paulo, Heróis da Restauração, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Ibura e Jordão Baixo.

 

Serviço

 

O quê: 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife

Quando: Das 16h do sábado (16) às 16h do domingo (17)

Onde: Marco Zero, Pina, Dona Lindu, Macaxeira, Santana, Jaqueira e Ibura, além de 16 academias da cidade

Programação completa: www.viradaesportivarecife.com.br