NOTÍCIAS

Educação | 15.05.15 - 23h14

Escola Municipal Poeta Jonatas Braga promove 1ª Semana de Matemática

img_alt

Mais de 200 estudantes participaram das oficinas e torneios relacionados a jogos matemáticos. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

Terminou nesta sexta-feira (15) a 1ª Semana de Matemática da Escola Municipal Poeta Jonatas Braga, localizada em Campo grande. Durante a semana, mais de 200 estudantes do 5º ao 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a disciplina através de oficinas e trabalhos realizados em sala de aula. A semana acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, celebrado no último dia 06 de maio.

 Apesar do foco na matemática, a programação foi multidisciplinar. Na quarta (13) e quinta (14), os alunos participaram de oficinas de português, onde foi trabalhado um poema abordando conceitos matemáticos; oficina de ciências, em que os estudantes conheceram os conceitos básicos da nanotecnologia; oficina de inglês, onde eles aprenderam as horas na língua inglesa, e oficina de IMC, onde eles viram como se calcula o Índice de Massa Corporal. 

 De acordo com o  professor Ronald Santana,  esses trabalhos ajudam a quebrar a resistência que alguns alunos têm aos cálculos. "A importância de um evento como esse é mostrar para os estudantes que a matemática também pode ser aprendida de maneira divertida", destaca o professor de matemática que organizou a Semana de Matemática. 

 Na área externa da unidade de ensino, os alunos montaram a  exposição Caminhos da Matemática, com desafios de raciocínio lógico como formar um triângulo-retângulo com réguas e barbantes, montar mosaicos e descobrir com quantos cubos se forma uma pirâmide. "Eu não gostava muito de matemática, mas esses desafios me mostraram que aprender a disciplina pode ser legal", declarou Cauã Souza,  14 anos,  aluno do 8º ano. 

 Dentro da escola, os estudantes apresentaram o trabalho Dobrar papel,  estudar matemática e fazer arte, que ganhou o Prêmio Francis Dupuis no Ciência Jovem 2014, que é a feira de ciências realizada pelo Espaço Ciência. "Participar da feira foi uma oportunidade de ouro. Além de aprender coisas novas, ganhamos o prêmio que foi disputado por várias escolas", lembrou Maurílio José, 14 anos, estudante do  8º ano. No final da apresentação, a equipe montou um cubo mágico - quebra-cabeça tridimensional internacionalmente conhecido. 

Os docentes ainda organizaram campeonatos de dominó e dama. Também foi realizado o campeonato Gato e Rato, que é um jogo da Mind Lab - empresa parceira da Secretaria da Educação do Recife na implementação do projeto MenteInovadora, que utiliza jogos de raciocínio em atividades multidisciplinares. A tarde terminou com a premiação de Paul Anderson, 14 anos, estudante do 6º ano que venceu o torneio.