NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.15 - 15h03

Museus do Recife com programação especial para a Semana Nacional dos Museus

img_alt

Evento acontece de 18 a 24 de maio em todo o país e tem a sustentabilidade como tema central. (Foto: Sol Pulquério/ PCR)

 

 

De 18 a 24 de maio será realizado em todo o Brasil a 13ª Semana Nacional dos Museus, que este ano traz como tema central: Museus para uma cidade sustentável. Aqui na capital pernambucana, os equipamentos administrados pela Prefeitura do Recife, via Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, estão preparando algumas programações especiais para marcar a semana com debates, oficinas, contação de histórias e bazar. E o que é melhor, toda a programação com entrada franca. Confira abaixo:

MAMAM - No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no bairro da Boa Vista, as atividades começam na segunda-feira (18) com um bate-papo sobre Sustentabilidade e Arte, a partir das 18h. A iniciativa é uma proposta do EducAtivo do Mamam e vai contar com a participação dos artistas Beth da Matta (gerente do museu), Juliana Notari e Marcelo Silveira, e da professora biologia Dinabel Vilas Boas. No encontro os artistas vão mostrar como sua arte interage com o meio ambiente, numa troca de experiências e conceitos. O debate é aberto ao público.

Na terça-feira (19), o Mamam realiza uma ação educativa com alunos da Escola Especial Ulisses Pernambuco, a partir das 15h, onde será desenvolvida uma oficina de colagem. Na quarta-feira (20), das 14h às 18h, acontece no museu uma Oficina de Tinta e Papel Sustentável. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: educativo@mamam.art.br. Não há idade mínima para participar da oficina.

No sábado (23) o Mamam abre suas portas para realizar o evento "Antena Paraurora Sustentável". A iniciativa dos educadores do museu acontece das 14h às 20h, e conta com exposição de trabalhos das oficinas, apresentação musical, brechó, e barracas de alimentação. No domingo (24), encerrando a programação da semana, o Mamam realiza a atividade de Contação de Histórias, com a Cia. Agora Eu Era, O Mar Tá Pra Peixe! No trabalho serão apresentados contos com a temática da sustentabilidade. Informações pelo telefone: 3355.6870 / 6871.

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE – No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, a programação vai ser voltada, principalmente, para a garotada. A partir de terça-feira (19), às 9h, acontece a atividade comandada pela contadora de estórias Lílian Azevedo, com base no cordel “Rio das Capivaras”. O folheto, escrito por Mariane Bígio, com ilustração de Emerson Pontes, narra o encontro de Dona Capiba, uma simpática capivara, com uma visitante da cidade. O trabalho de contação de histórias será realizado ao longo de toda a semana e os interessados em participar podem fazer o agendamento pelo telefone 3355-9558.

E, ainda, o público pode conferir a exposição “Capibaribe meu rio” em cartaz no Museu da Cidade. A mostra, que já recebeu mais de 5 mil visitantes, tem como objetivo chamar a atenção dos pernambucanos para se apropriarem do Capibaribe. Ela reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; imagens cartográficas e curtas-metragens feitos sobre o rio. Informações pelo telefone: 3355.3106/3107.

MUSEU MURILLO LA GRECA – O espaço realiza no domingo, 24 de maio, a segunda edição do “Mercado das Pulgas”. A iniciativa que acontece das 14 às 17h, com entrada franca ao público, e consiste numa espécie de “mercado livre” onde os participantes, além de poder fazer um piquenique nos jardins do museu, tem ainda a oportunidade de curtir atividades de arte e lazer e trocar objetos. Quem for ao Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, terá ainda a oportunidade de conhecer a exposição do patrono do espaço. Informações pelo telefone: 3355.3126/3127.

Serviço:
13º Semana Nacional dos Museus no Recife
Quando: de 18 a 24 de maio
Entrada franca.