NOTÍCIAS

| 15.05.15 - 17h11

Plantão contra a dengue no final de semana: ​Recife não dá trégua e chama a população para ajudar

​Agentes estarão em 14 bairros da cidade neste​s ​ ​sábado (16) e domingo ​(17)


​A previsão da Secretaria de Saúde do Recife ​é vistoriar 7 mil residências em 14 bairros no plantão ​de controle da dengue nestes sábado (16) e domingo (18), das 8h às 12h e das 13h às 17. Serão 100 Agentes de Vigilância Ambiental (Asaces) ​do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife​ que estarão em campo para vistoriar possíveis focos de criadouros do mosquito transmissor da doença e prestar orientações à população. ​

 

​Entre as ações executadas estão a eliminação mecânica, o tratamento focal onde houver larvas, o bloqueio químico em áreas com alta infestação de mosquitos, a busca p​por casos de dengue, além de ações educativas com a população. ​Desde que foi iniciado, o plantão já contabilizou 42,7 mil imóveis vistoriados nos finais de semana. Confira os bairro que serão visitados no quadro abaixo.

​Parceria - Na próxima segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde do Recife passará a contar com o apoio 260 homens do Exército para o controle da dengue junto aos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces)​. ​O trabalho inclui visitação a domicílios, estabelecimentos comerciais e imóveis desocupados​, controle de possíveis focos, além de orientações sobre os cuidados para evitar a doença​.

Inicialmente, a parceria entre o Exército e a Secretaria de Saúde do Recife, que disponibiliza soldados e sargentos, terá duração de 30 dias, para ajudar na força-tarefa, para eliminação e controle do Aedes aegypti no Recife.

Cento e cinquenta homens estarão direto nas ruas e outros 110 estarão disponíveis para revezamento das equipes.

​Uma capacitação foi realizada esta semana, com abordagem ​de noções teóricas sobre o controle vetorial, com o objetivo de preparar os novos parceiros para irem a campo.