NOTÍCIAS

Educação | 15.05.15 - 17h01

Professores participam de seminário internacional sobre alfabetização

O encontro discute o cotidiano pedagógico dos alfabetizadores até este sábado

Cerca de 700 profissionais da rede municipal de ensino do Recife participam do 1º Seminário Internacional Escola? Presente, nesta sexta (15) e sábado (16), no Chevrolet Hall, em Olinda. Organizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, o encontro tem como tema Alfabetização: currículo e práticas educativas. O objetivo é estimular a reflexão e o diálogo sobre questões pedagógicas, políticas e científicas da alfabetização, construindo novas reflexões sobre os processos de letramento. O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, participou da abertura do evento nesta manhã.

Após assistirem a apresentações culturais, professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e gestores escolares refletiram e dialogaram sobre as dificuldades cotidianas. "O seminário é uma grande oportunidade que a rede municipal está tendo de se atualizar na temática da alfabetização. Estamos vivendo um momento incrível", avalia Elizabeth Medeiros, gerente-geral de Educação Integral e Anos Finais da Secretaria de Educação do Recife.

Nos dois dias de programação, são esperadas mais de 1.500 educadores. Quem abriu o ciclo de palestras foi o educador e escritor português José Pacheco, que abordou o tema Desconstruindo a escola tradicional por uma escola dialogante e democrática. "É preciso que as pessoas se encontrem e tenham oportunidade de dividir suas dúvidas. Conheço muitos profissionais capazes de transformar tudo que está a sua volta e, depois deste diálogo que tivemos, certamente surgirão muitos outros. Isso me deixa esperançoso". Nesta sexta, os participantes também assistiram a palestras de Cláudia Fernandes e Telma Ferraz.

De acordo com a professora Alba Nagipe, que dá aula a uma turma do 1º ano da Escola Municipal Waldemar Valente, em Jardim São Paulo, eventos como este abrem ainda mais a mente dos professores. "Minha vontade é sair daqui agora e dar aula. Achei as palestras incríveis. O modo como eles interagem, os conselhos; tudo", contou.