Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 15.05.16 - 11h01

Sábado de REC Parque no Santana

img_alt

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer levou atividades, como parkour, capoeira e grafitagem para o parque. O equipamento recebeu também a etapa nordestina do torneio mundial de futebol Neymar Junior's Five (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Hoje foi dia de praticar esportes no Parque Santana, zona norte da cidade. Das 8h30 às 17h, a Prefeitura do Recife, por meio da secretaria de Turismo e Lazer, realizou o REC Parque, uma variada programação de oficinas e atividades esportivas para todos os gostos e idades. Além disso, O parque recebeu a final nordestina do torneio mundial de futebol Neymar Junior's Five. 

O campeonato, realizado em mais de 43 países de seis continentes, com mais de 64 mil jovens de 16 a 25 anos, que vai levar o vencedor para ver um jogo do Barcelona, no Camp Nou, na Espanha, levou gente de vários bairros e até de outras cidades para o parque. "Achei muito legal. Fiquei sabendo lá no meu bairro, formei um time com meus vizinhos e me inscrevi. Chegamos até as oitavas de final, mas perdemos. Valeu pela experiência", disse o artilheiro Wallace Gutemberg, 20 anos. 

O estudante Milton Leone, 16 anos, ficou sabendo do campeonato pela internet, mobilizou quatro colegas da escola, inscreveu seu time, providenciou até torcida, mas também foi eliminado nas oitavas de final. "Foi muito bom. Tomara que tenha de novo ano que vem", disse, na torcida. 

O Neymar Junior's Five é um torneio de futebol 5x5, com a duração máxima de 10 minutos por jogo, em que cada gol elimina um jogador da equipe adversária. No Brasil, o campeonato começou a ser disputado no último dia 2 de abril, em Belo Horizonte. Desde então, já passou por Campinas, Salvador, Rio de Janeiro, Santos e Porto Alegre. Daqui, o torneio segue para Praia Grande e São Paulo. A final mundial será em julho, no Instituto Neymar Jr, em Praia Grande. 

Fora do campo de futebol, a bola também rolou. Um grupo de praticantes de futebol freestyle ficou sabendo do evento no Santana e não quis ficar de fora da programação. "A gente achou importante o freestyle ser contemplado de alguma forma", disse a estudante de educação física Lorena Carvalho, entre uma embaixadinha e uma acrobacia com a bola. 

Pela manhã, foram oferecidos aulões de musculação na Academia Recife, localizada no parque, e rodas de capoeira. A programação do REC Parque contou ainda com aula de skate e de dança, oficinas de tênis, vôlei e basquete, além de oficina de grafite com a ONG Cores do Amanhã, dedicada à criançada, que fez a festa no parque. À tarde, teve oficina de parkour, a partir das 15h, e show de Patusco, para fechar com muita animação e música o dia de intensas atividades.