NOTÍCIAS

| 15.05.23 - 13h54

Recife inicia, nesta segunda-feira (15), aplicação da vacina contra gripe para toda população a partir de 6 meses

img_alt

Imunizante vai ser aplicado sem necessidade de agendamento e está disponível nas mais de 150 salas de vacina do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (Foto: Ikamahã/Sesau Recife

 

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura do Recife inicia a aplicação da vacina contra gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. O imunizante já está disponível nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do município e não precisa de agendamento para recebê-lo. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No aplicativo Conecta Recife, a população pode encontrar a unidade mais próxima de sua casa.  

A decisão de ampliar o público que vai receber a vacina contra gripe segue a recomendação do Ministério da Saúde, uma vez que a procura pelo imunizante por parte público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que é formado por 650.495 pessoas, está baixa. É importante ressaltar que esses grupos prioritários devem continuar sendo vacinados, pois são os que apresentam uma maior chance de desenvolver as formas graves da doença. 

Até o momento, a capital pernambucana aplicou 155.872 doses da vacina contra influenza - o que representa 27,83% de cobertura vacinal dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores, conforme definição do Ministério da Saúde). Vale salientar que a vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B. Além disso, ele pode ser aplicado no mesmo momento que as demais vacinas, incluindo a da covid-19.

“Precisamos ampliar a cobertura vacinal e, por isso, a Prefeitura está abrindo todas as suas salas e também montando, nos finais de semana, postos itinerantes de vacinação. No último final de semana, mesmo, foram 26 pontos em locais de grande circulação, sem agendamento e já aplicando o imunizante no público com mais de seis meses. Estamos disponibilizando serviços, mas o mais importante mesmo é a adesão da população, a iniciativa de ir e levar sua família para tomar a vacina”, diz Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife.   

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, o cartão SUS e a carteira de vacinação (esse último sendo obrigatório para as crianças menores de 1 ano). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já para receber o imunizante contra covid-19 devem ser apresentados o cartão de vacinação ou o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.