Moradores de residências terapêuticas do Recife participam de encontro
Evento reuniu mais de 80 pessoas, entre ex-internos de instituições psiquiátricas e técnicos e gestores de saúde mental
No clima do São João, a Secretaria de Saúde do Recife promoveu, nesta quarta-feira (15), o primeiro encontro de moradores de residências terapêuticas da capital pernambucana. Além deles, o evento reuniu técnicos e gestores de unidades de saúde mental da rede municipal no Sítio Trindade, em Casa Amarela.
Mais de 80 pessoas prestigiaram a festa, que teve direito a decoração temática e, no som, o legítimo forró pé-de-serra. Muitos dos ‘homenageados’ fizeram questão de entrar na brincadeira e foram vestidos a caráter: vestidos e tranças para as mulheres e calças com apliques de tecido e chapéu de couro para os homens.
Profissionais da Academia da Cidade animaram a turma, em um aulão de dança que terminou em quadrilha improvisada. No fim da manhã, os presentes aproveitaram o farto lanche com produtos típicos do período, como bolo pé-de-moleque, canjica e pamonha.
Também estiveram no encontro alguns ainda pacientes do Hospital Psiquiátrico de Pernambuco (HPP) que estão sendo trabalhados para, em breve, ocuparem residências terapêuticas recifenses. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou a 18a unidade do tipo, beneficiando a cerca de cem pessoas que passaram por processos de desinternação de instituições de longa permanência.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima, a transferência de hospitais psiquiátricos para residências terapêuticas marca o início de uma nova vida para os usuários. “É uma oportunidade importante, com o resgate da sua cidadania e a possibilidade de voltar ao convívio em comunidade e com a sociedade”, destaca.