NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.11 - 17h42

Recife fará parte de rede mundial em memória da história da escravidão

A cidade será a primeira brasileira a participar da aliança, criada há dois anos na cidade francesa de Nantes

Em sua agenda de compromissos na cidade de Nantes, na França, nesta terça-feira (14), o prefeito João da Costa recebeu o convite para que o Recife participe da associação da aliança das cidades para a memória da escravidão. A capital pernambucana será a primeira cidade brasileira a participar da rede mundial, criada há dois anos no município francês, se juntando a várias cidades europeias e africanas. O convite foi feito pelo prefeito de Nantes, Jean-Marc Ayralt.

Nós sinalizamos, quando da visita do grupo de Nantes ao Recife, o interesse do município em participar da rede. O Recife é a segunda cidade brasileira com maior número de população negra, e tem um movimento da própria sociedade, apoiado por nós, de resgate da memória histórica das raízes africanas, e muito ligado ao resgate da tradição religiosa”, afirmou João da Costa.

O prefeito disse ainda que o Orçamento Participativo contempla essa temática racial em uma de suas plenárias. “Temos hoje, na Prefeitura do Recife, uma Diretoria de Igualdade Racial, e no processo do Orçamento Participativo temos uma plenária que escuta os movimentos e discute políticas de enfrentamento ao preconceito, além do resgate da memória da escravidão. Por isso, a participação na aliança será fundamental”, concluiu o gestor.

Na ocasião, João da Costa assinou o Plano Plurianual de Cooperação (PPA) com Nantes, que promove o intercâmbio de experiências entre a capital pernambucana e a cidade da França, dando continuidade aos projetos do acordo de cooperação entre os dois municípios. O acordo complementar vai incluir novos eixos temáticos nas áreas de saneamento integrado, educação e intercâmbio entre as universidades de Nantes, UFPE e UPE.

O gestor municipal também foi convidado a ir à cidade francesa em dezembro, onde haverá a inauguração do 1º Memorial de Tráfico Negreiro e Abolição da Europa.