Saúde do Recife dá seguimento à capacitação sobre tabagismo
Os participantes estão se preparando para lidar com os fumantes que querem deixar o vício nas Unidades de Saúde da Família
Por Tádzio Estevam
Os profissionais municipais da Atenção Básica, Centros de Assistência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), além do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), continuam sendo capacitados sobre tabagismo. Desde o dia 07 deste mês, os participantes estão se preparando para lidar com os fumantes que querem deixar o vício nas Unidades de Saúde da Família. A etapa desta quarta-feira (15) consistiu numa aula sobre comorbidades - processo no qual o fumante apresenta outras doenças associadas como depressão e ansiedade -, dada pelo médico psiquiatra e integrante da coordenação de Tabagismo da PCR, Marcus Túlio. O evento aconteceu no Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da Administração Municipal (Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife).
A capacitação contou com um público de aproximadamente 50 pessoas que trabalham direta ou indiretamente com fumantes e ex-fumantes. De acordo com Marcus Túlio, o foco deste terceiro encontro foi traçar linhas de abertura de grupos de tratamento de tabagismo nas unidades de saúde. “É preciso que os médicos aqui presentes saibam observar as comorbidades, diagnosticá-las e propor o tratamento”, disse.
No início da capacitação, os médicos tiveram informações sobre anamnese focada para o fumante, ou seja, uma entrevista que é realizada pelos profissionais assim que o fumante entra no serviço para se tratar. Outro ponto discutido foi a primeira sessão do tratamento para quem quer parar de fumar. O Ministério da Saúde preconiza 18 sessões distribuídas num período que varia entre seis meses a um ano.
Sem Fumar - No último dia 31 de maio, foi comemorado o Dia Mundial Sem Fumar. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife realizou várias atividades na Cidade envolvendo profissionais de todas as unidades de saúde do Município, como Centros de Assistência Psicossocial, Postos de Saúde da Família, Hospitais conveniados e Centros Médicos Especializados. As atividades compreendem palestras, panfletagens, exibição de vídeos e sensibilização, e acontecerão durante todo o mês de junho.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano só no Brasil. Em todo o mundo, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão.