NOTÍCIAS

| 15.06.11 - 15h33

Saúde vacina a criançada contra poliomielite e sarampo neste sábado (18)

Cerca de 500 postos participarão da campanha na capital pernambucana

Por Larissa Correia

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (18), a partir das 8h, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A mobilização na capital pernambucana tem como foco 103.695 crianças com menos de cinco anos de idade. No mesmo dia, será feita a imunização contra o sarampo. Estão aptos a receber a dose 121.656 meninos e meninas entre um e menos de sete anos de idade.

A vacina é a maneira mais eficaz de prevenção contra as duas doenças. A meta do Ministério da Saúde é atingir 95% da garotada, que deverá ser levada aos locais da campanha mesmo que já tenha recebido a vacina anteriormente. Estarão disponíveis cerca de 500 postos em todo o município, entre fixos da rede municipal e volantes, instalados em espaços como hipermercados e shopping centers.

A estratégia anual de campanha nacional em duas etapas de vacinação contra a poliomielite foi adotada pelo Brasil em 1980, servindo de exemplo para outros países. Graças a ela, estamos livres do vírus causador da doença desde 1989, quando o último caso foi registrado em Souza, na Paraíba. Mesmo assim, é imprescindível que a sociedade se mobilize e pais e responsáveis levem a criançada para receber as duas gotinhas que previnem a paralisia infantil. A doença está erradicada em território nacional, mas ainda ocorre em outros países. Não podemos correr o risco da sua reintrodução, deixando nossas crianças desprotegidas”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

Pernambuco é um dos oito Estados brasileiros que imunizarão contra sarampo no próximo sábado – também serão contemplados Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Distrito Federal e os demais estados realizarão o processo em 13 de agosto, quando ocorrerá a segunda etapa da vacinação contra a pólio.

No caso do sarampo, a vacina é a tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola. Está havendo um surto da doença na Europa e os Estados que participarão da mobilização nesse primeiro momento foram escolhidos por apresentarem alto índice de turistas, grande densidade populacional e/ou baixa cobertura vacinal”, acrescentou Elizabeth Azoubel, coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização.

Sobre poliomielite – É uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida pelo poliovírus. A infecção ocorre, principalmente, por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire lesões sérias que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. Existe de forma endêmica no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e em outros 22 países, como Angola, Uganda, Sudão, Libéria e Senegal.

Sobre sarampo – Causada pelo Morbili vírus, é uma enfermidade aguda e altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de contágio varia de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. É uma das mais graves das doenças comuns da infância.

ASSUNTOS: