NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.11 - 15h30

Seminário discute o combate ao trabalho infantil

Ratificar a importância de enfrentamento ao trabalho infantil, sensibilizar a população sobre o problema e divulgar os resultados obtidos são os objetivos do evento

Aproximadamente 100 pessoas ligadas a instituições parceiras do Programa de Erradicação Infantil (PETI), da Prefeitura do Recife (PCR), estão reunidas nesta quarta-feira (15), no II Seminário “Por um Recife sem Trabalho Infantil”. O evento, que acontece no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções, é promovido pela PCR, por meio da Secretaria de Assistência Social e tem como principais objetivos ratificar a importância de enfrentamento ao trabalho infantil, sensibilizar a população sobre o problema e divulgar os resultados obtidos.

Até o encerramento do seminário, previsto para as 16h45, estão sendo realizadas duas mesas redondas. Uma é sobre “A Política de Atenção ao Trabalho Infantil no Estado” e a outra abordará “O Trabalho Infantil no Recife - Um enfoque da situação de rua”. O seminário está promovendo, ainda, exibições de filmes e apresentações culturais, como a do grupo Cultural do Núcleo Peró, de Jaboatão dos Guararapes. “É importante ressaltar que, sozinho, o Peti não universaliza a erradicação. Para isso, precisa-se realizar um trabalho em conjuntos com as três esferas públicas, município, estado e nação, com a sociedade civil para que, de momentos como este, as discussões sejam ampliadas para os prédios públicos, as instituições, para a casa e a família de cada um”, disse a secretária de Assistência Social e Presidenta do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Niedja Queiroz.

De acordo com a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, a temática é um dos seis eixos que integram a Política Nacional de Direitos Humanos. “E uma das coisas abordadas é a erradicação ao trabalho infantil no território brasileiro. Para tal, precisa-se, acima de tudo, conscientizar a população de que criança e adolescente não pode trabalhar em hipótese alguma”, salientou.   

Já Rizete Costa, gerente da Proteção Social Especial, que estava representando a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, ressalta a importância das parcerias e o interesse de difundir as experiências exitosas da PCR. “Infelizmente o desafio ainda é grande, já conseguimos conquistas e derrotas, mas, ainda há muito que ser feito no Estado. Portanto, ao conhecer mais de perto as ações que vêm sendo desenvolvidas pela PCR, vamos ver a possibilidade e a viabilidade de levá-las para outros municípios pernambucanos”, comentou.

Para Jucilene de Souza, diretora do Instituto Oratória da Divina Providência, Campina do Barreto, a união é a melhor forma de enfrentar essa luta. “O nosso trabalho é voltado para 120 crianças e adolescentes em situação de risco, e, como a retirada das ruas e do trabalho são as nossas principais preocupações, precisamos ouvir quais as ações e os compromissos do governo para, juntos, aturarmos em prol dos nossos objetivos”, disse a gestora, que estava acompanhada de outras sete funcionarias do instituto.

Na quinta-feira (16), as atividades seguem com distribuição de material educativo da campanha “Por um Recife sem Trabalho Infantil” em escolas públicas da capital pernambucana.

Sensibilização - No dia 16, as atividades começam logo cedo com a distribuição do material informativo da Campanha “Por um Recife sem Trabalho Infantil”. O objetivo é sensibilizar os estudantes a combaterem esse problema para que eles possam ser agentes multiplicadores da informação.  Inicialmente a equipe do PETI estará, às 8h, no Colégio Sylvio Rabello (Av. Jornalista Mário Melo, s/n – Recife). O trabalho continua à tarde, às 14h, na Escola Zumbi dos Palmares (Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, 35 - Brasilit) e por último, às 15h, no Colégio Dom Vital (Estrada do Arraial – em frente ao mercado de Casa Amarela). Nessa unidade de ensino, os próprios representantes de salas, após serem orientados, repassarão as informações sobre como contribuir para o fim do trabalho infantil aos alunos da instituição.

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil AQUI.

Veja a PROGRAMAÇÃO da tarde do Seminário.