NOTÍCIAS

| 15.06.12 - 18h44

Comunidade do Morro da Conceição receberá ações de saúde e cultura na próxima semana

Os profissionais da Unidade de Saúde da Família do Morro da Conceição realizarão uma ação inédita e pioneira na comunidade no que se refere à saúde e cultura. Entre os dias 18 e 21, a USF, a praça central da comunidade e o Conselho de Moradores, serão os palcos de um festival que envolverá palestras, mesas e oficinas temáticas para comemorar o período junino. As atividades acontecerão sempre das 14h às 18h e envolverá cerca de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes e apoios.

As oficinas que irão acontecer no conselho de moradores e na unidade de saúde vão desde a música até a dança, passando pela reciclagem de materiais que se transformarão em enfeites de São João. Por meio delas, os profissionais que são vinculados ao serviço municipal de saúde, ensinarão aos participantes a confecção de enfeites como bandeirinhas juninas e fogueiras artificiais; a dançar os ritmos juninos e também a fazer as comidas típicas dessa época.

A Academia da Cidade também irá movimentar os participantes com uma oficina de danças juninas, que deixarão todos afiados para a apresentação da grande quadrilha que será formada no último dia do evento. A festa de fechamento na quinta-feira terá participação especial de um par da nativa e famosa Quadrilha Junina Tradição puxando o passeio na roça dos noivos e noivas.    

Enquanto isso, instrutores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) atenderão aos moradores e visitantes na Praça do Morro da Conceição com mesas temáticas sobre a prevenção de queimaduras com fogos de São João, e doenças da estação como dengue e leptospirose.

Segundo a enfermeira residente da USF do morro, Talita Monteiro, “Nesta festa acima de tudo queremos promover a saúde com muita descontração”. Os hábitos saudáveis serão foco de outra importante mesa temática apontando para os benefícios dos exercícios físicos e a alimentação equilibrada.

Além disso, dentistas residentes e Agentes Comunitários de Saúde conversarão com os transeuntes sobre higiene bucal. Kits gratuitos incluindo creme dental, escova e informativos serão distribuídos para os moradores.

Na abertura do festival, os arte-educadores do Consultório de Rua apresentarão uma peça teatral especial sobre a redução de danos com drogas lícitas e ilícitas.