NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.12 - 19h38

Encontro de educação e cultura promove reflexões sobre práticas diárias

A pesquisa-ação para um plano articulado entre cultura e educação reuniu cerca de 80 participantes das cidades de Recife, Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Porto Velho, no Centro de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15). A capital pernambucana foi representada pela equipe do Bairro Escola e por quatro alunos da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego, selecionados pela ONG Casa da Arte de Educar).

O fórum promoveu encontro entre professores, gestores e coordenadores escolares e de museus, estudantes e profissionais de cultura em torno do projeto “Um Plano Articulado para a Cultura e Educação”, do Ministério da Cultura (Minc). O projeto busca criar uma política de integração entre cultura e educação baseada nas experiências bem sucedidas na sociedade. Ele tem como objetivo final a produção de um caderno, 2 vídeos e uma plataforma digital para fóruns, que auxiliará professores, educadores populares e agentes de leitura.

Os participantes trocaram experiências através de debates, de diálogos e da produção de mandalas, de cordel e de músicas. A partir de textos com linguagem acadêmica e escolar cotidiana, o evento buscou oferecer subsídios para reflexão, discussão sobre a importância de aproximar a escola e a comunidade, poetizar as práticas escolares e tornar prazeroso o ambiente de ensino.

A metodologia do trabalho estrutura-se como prática que busca aliar a ação à reflexão, com vistas à tolerância no trabalho coletivo, a capacidade de escuta na interação, sensibilidade de questionar os outros e a si mesmo, além do desenvolvimento da confiança entre os integrantes e a construção de um clima que favoreça as trocas e o diálogo.

Para a coordenadora da Casa da Arte de Educar, Sueli de Lima, o encontro promove o espaço de discussão e de criação de novas práticas escolares, através de experiências reais. “Ele permite a construção de uma política articulada com a sociedade. Essa política nasce com as práticas sociais já existentes e propicia o campo para superação, para melhor integração entre a cultura e a educação”, destacou.

Recife foi a cidade escolhida para sediar o encontro a partir da avaliação de alguns critérios. Foi escolhido um município em cada região que apresentasse equipamentos culturais diversos, projetos articulados nas áreas de educação e cultura, indicadores sociais desafiantes e que tivesse assinado o Plano Nacional de Educação e de Cultura.

O projeto - O encontro foi realizado pela Organização Não-Governamental Casa da Arte de Educar, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Minc, Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Lidas. O evento, resultado de uma pesquisa da Casa da Arte, conta com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio do Programa Bairro Escola.