Prefeitura do Recife combate pontos críticos de alagamentos no fim de semana
Com 100 profissionais da Emlurb, seis bairros serão beneficiados com limpeza de galerias no sábado (16) e domingo (17)
Com as chuvas que caíram nos últimos dias, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) detectou alguns pontos onde houve alagamentos. Para enfrentar o problema foi montado um esquema especial de limpeza de galerias e canaletas, quando são retirados lixo e lama que impedem o escoamento das águas pluviais. O trabalho começou ainda na quinta-feira (14) e segue durante o final de semana em nove localidades.
No final de semana, a Emlurb mobilizará um contingente de 100 profissionais e caminhões equipados com mangueiras de sucção. Durante o sábado (16) e o domingo (17) serão realizados os serviços nas avenidas Doutor José Rufino (Areias), Mascarenhas de Morais (Imbiribeira) e nas ruas Joaquim Inácio e Marques de Amorim (Ilha do Leite); Sebastião Salazar, Guedes Pereira e Isaac Salazar (Parnamirim); Genaro Guimarães (Casa Amarela); e Samuel Lins (Casa Forte).
Nesta semana, as ações já passaram pelas ruas São João (São José); Jaime da Fonte (Santo Amaro); Rua Carlos Gomes (Prado); Rua Pereira da Costa (Pina); Rua Marechal Hermes (Brasília Teimosa); Rua Ernesto de Paula Santos (Boa Viagem) e Avenida Maria Irene (Jordão). “Identificamos cerca de 50 pontos críticos por conta das chuvas e estamos trabalhando nesses locais para reduzir a possibilidade de alagamentos devido a entupimentos ou obstruções nas redes de drenagem”, explica Fernando Melo, diretor de Manutenção Urbana da Emlurb.
Desde o início do ano as ações de micro drenagem vêm acontecendo em todas as regiões da cidade. O número de profissionais envolvidos dobrou (60 para 120) e também foram adicionados mais quatro caminhões de sucção, totalizando seis equipamentos que podem fazer o serviço com mais agilidade e onde não é possível realizar o trabalho manualmente. Com investimento de R$ 10 milhões, cerca de 120 localidades já foram beneficiadas com serviço de desobstrução das redes de galerias.