NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.12 - 15h05

Recife - Avanços, Desafios e Perspectivas encerra com debate sobre políticas sociais

No último dia do seminário Recife – Avanços, Desafios e Perspectivas, que aconteceu nesta sexta-feira (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, os debatedores focaram as discussões no tema Políticas Públicas. O destaque foi a participação do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (IPEA), Jorge Abrahão, que abordou a evolução de políticas sociais no Brasil com os programas do Governo Federal. Já no âmbito Municipal, a secretária especial de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca, fez um balanço das ações sociais da Prefeitura do Recife, citando o programa Academia da Cidade e o Programa de Saúde da Família (PSF). O seminário é coordenado pelo Instituto da Cidade do Recife Pelópidas Silveira (ICPS), órgão ligado a Prefeitura do Recife.

É preciso entender que quando falamos em políticas sociais, estamos lidando com necessidades muito dinâmicas. Uma vez que atendemos às necessidades mais básicas, a população, naturalmente, torna-se mais exigente e os interesses mais complexos. O poder público precisa se preparar para isso. A Gestão Municipal está avançando em várias áreas no Recife, seja na Saúde, com a ampliação do Programa de Saúde da Família, com a Academia da Cidade, na criação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), e outros Ações que melhoram a qualidade de vida e mudam os padrões sociais das pessoas”, ressaltou Evelyne Labanca. 

Para Jorge Abrahão, investir em políticas sociais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser um ativador econômico fundamental quando bem conduzido. “Existe essa ideia de que as políticas sociais não resultam diretamente em geração de riqueza para um país. Isso é um erro. O Brasil é o um exemplo disso, apesar de ainda não fazer uso de todo o potencial humano que tem. Quando redistribuímos a riqueza de um país, mudamos os padrões de consumo das pessoas que passam a integrar o fluxo econômico da nação”, destacou.

As ações do dia foram conduzidas pelo presidente do Instituto da Cidade do Recife Pelópidas Silveira (ICPS), Milton Botler, e contou ainda com os comentários da coordenadora do Departamento de desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Madalena dos Santos.