NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.15 - 15h15

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta clássicos de Brahms e Bach

img_alt

Concerto acontece nesta quarta-feira, 17, a partir das 20h, com entrada franca. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR)

 

Nesta quarta-feira (17), a Orquestra Sinfônica do Recife volta ao palco do Teatro de Santa Isabel trazendo composições de grandes mestres da música erudita mundial. Sob a regência do maestro Marlos Nobre, o 4º Concerto Oficial da Temporada 2015 trará o fechamento da série de composições de Brahms e, ainda, mais uma peça de Bach escrita para o Concerto de Brandenburgo. A apresentação tem início às 20h com entrada franca ao público.

A Sinfonia nº 4 em Mi Menor, com quatro movimentos, foi composta entre os anos de 1884-85 tendo sido executada pela primeira vez no dia 25 de outubro de 1885, sob a direção do próprio Brahms em Meiningen, na Alemanha. Esta é considerada a mais romântica da série e, coincidentemente, foi a última composição que o autor ouviu antes de morrer, durante um concerto realizado no dia 7 de Maio de 1897, em comemoração ao seu aniversário de 64 anos. Na ocasião, Brahms, já profundamente doente de cancro no fígado, ainda conseguiu levantar-se no camarote para agradecer o efusivo aplauso da platéia.

Em seguida Marlos Nobre conduz os músicos da OSR na execução do Concerto de Brandenburgo nº 3, de Johann Sebastian Bach. Ele integra uma série de seis concertos que foram escritos entre os anos de 1718 e 1721, no apogeu da carreira do compositor. O que será apresentado nesta quarta foi escrito exclusivamente para cordas (com cravao "ad libitum"), tem uma textura musical densa e severa, sendo o corpo de instrumentos organizado em três grupos de cordas: violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

O 4º Concerto oficial da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife acontece com entrada franca ao público. A partir das 19h, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio.

Serviço:
4º Concerto da Temporada Oficial 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: dia 17 de junho
Horário: às 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.
Ingressos gratuitos: a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.
Informações: 3355.3322 / 3323