Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 15.06.16 - 18h26

Com Feira Nova inaugurada, Água Fria muda de cara

A iniciativa da Prefeitura do Recife visa liberar as calçadas para os pedestres e dar melhores condições de trabalho aos feirantes do bairro

O bairro de Água Fria comemora a resolução de um problema histórico. A Feira Nova de Água Fria, construída pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Geraldo Julio, liberando as ruas para os pedestres. O imóvel conta com 179 boxes e bancas, que vão abrigar os comerciantes cadastrados que ficavam nas ruas e calçadas da localidade, impedindo que os pedestres circulassem com segurança no passeio público. Esta é a segunda Feira Nova entregue pela PCR. No início de junho, foi a vez de Nova Descoberta ser beneficiada com um equipamento do mesmo tipo.

O imóvel fica em um local de destaque do bairro, na Avenida Beberibe, a menos de 100 metros do mercado público. Com cerca de 1.750 m² de área total, o espaço é coberto, tem estacionamento, praça de alimentação, banheiros e energia elétrica. Os clientes têm mais conforto nas compras e os comerciantes têm, agora, um local digno para trabalhar, com segurança e livres do sol e da chuva. Entre a desapropriação do imóvel e a obra, a PCR investiu cerca de R$ 3 milhões. O horário de funcionamento da Feira Nova é das 6h às 18h, de segunda a sábado, e das 6h ao meio-dia, aos domingos.

Há 18 anos comercializando sapatos na Travessa do Dowsley, Edmirson Dornelas, de 71 anos, esperou muito tempo por essa mudança. "Na rua, nós ficávamos expostos ao sol e à chuva e sem segurança. Agora está muito melhor e a gente pode dar mais conforto aos clientes. Estou muito feliz", afirmou ele. Os próximos bairros a receberem espaços para os comerciantes são Afogados, Cais de Santa Rita, São José e Boa Vista.

O mestre de obras Ailton Carneiro, de 67 anos, mora no bairro de Água Fria há mais de três décadas. Para ele, o reordenamento da feira vai melhorar bastante a mobilidade moradores da área. "Nós vamos poder andar nas calçadas, o que dá muito mais segurança pra todo mundo." Ele conta também que está ansioso para ver a mudança acontecer. "A Feira Nova já está muito bonita e vai ser o novo point do bairro. Vou me tornar cliente assíduo com certeza", concluiu.

Desde 2013, quando o trabalho de ordenamento do comércio informal do bairro teve início, os ambulantes de Água Fria foram cadastrados - em um processo que durou semanas e contemplou todos os ambulantes que estavam com as bancas nas ruas naquele período. Logo em seguida, eles foram realocados da Avenida Beberibe, onde estavam instalados por anos, e levados para as ruas Eudes Costa, João Uzeda Luna, Japaranduba e Travessa do Dowsley, que foram fechadas para a circulação de veículos e abrigaram a feira provisória, até que a obra do centro de comércio fosse finalizada. O intuito desta etapa da ação foi melhorar a mobilidade dos pedestres e veículos na Avenida Beberibe, uma vez que eles ocupavam as calçadas e a faixa de rolamento.

Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esse é um momento de muita alegria para o bairro de Água Fria e para a prefeitura. "Nós estamos realizados em entregar um equipamento deste porte para a população. Além de dar melhores condições de trabalho aos comerciantes, os moradores vibram por, agora, poderem caminhar com segurança e por ter mais conforto na hora de fazer as compras", afirmou. Ele acrescenta que o bairro passou por melhorias também no trânsito, que já teve o ordenado iniciado com a proibição de estacionamento em algumas vias e vai passar por outras mudanças.

Todo o processo de cadastramento do comércio informal do Centro do Recife e largos comerciais foi realizado em 2013. Desde o começo da gestão, já foram realizadas ações de ordenamento na Avenida Conde da Boa Vista, Ponte de Ferro, Rua da Palma e Praça Dom Vital, no centro do Recife, e em largos comerciais dos bairros de Beberibe, Água Fria, Afogados, Casa Amarela, Nova Descoberta e Jordão. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) realiza reuniões periódicas com os comerciantes informais cadastrados para estudar melhorias.