Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.06.16 - 16h18

Efaer Paulo Freire sedia exposição sobre meio ambiente até sexta

img_alt

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos em sala de aula, nas bibliotecas e nos cantinhos de leitura de seis escolas municipais (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promove, até sexta-feira (17), uma exposição de trabalhos manuais, textos e cartazes produzidos por alunos da rede municipal de ensino a partir da temática preservação ambiental e uso de recicláveis. Tendo como inspiração textos e músicas de cantores e escritores como Luiz Gonzaga e Manuel Bandeira, os estudantes fazem um alerta sobre a importância de preservar a natureza. Organizado pela Secretaria de Educação do Recife, através do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), a exposição “Um alerta à preservação ambiental a partir das canções e poemas de compositores do Nordeste” acontece das 9h às 21h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena.

A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (15), com contação de histórias, show musical e apresentações culturais. O destaque ficou por conta do musical "O Casamento de Rosinha", apresentado por Tales Ribeiro e o grupo "Mangue e tal", formado por arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente do Recife. Durante cerca de meia hora, alunos de seis escolas municipais a partir dos 6 anos de idade aprenderam a economizar água, não poluir rios e canais, além de combater o corte irregular das árvores e a criação de pássaros em cativeiro.

A coordenadora do PMBFL, Ivana Cavalcanti, explica que a exposição encerra o primeiro semestre das ações pedagógicas realizadas em sala de aula, nas bibliotecas e nos cantinhos de leitura das unidades de ensino, com as professoras da biblioteca ligadas ao PMBFL. "Além da Secretaria de Meio Ambiente, nossa exposição conta com o apoio da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação", explicou.

Olhos atentos de quem aos poucos descobre o mundo, os estudantes das seis escolas participantes deram show em seus "inventos" com materiais recicláveis, criando desde jogos e brinquedos até colares e cobras plásticas, além de colagens e pinturas. Após acompanhar o "casamento de Rosinha", Taynara Vitória, de 9 anos, da Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho,
disse que estava feliz em participar da exposição. "A gente tem que aprender a cuidar do nosso planeta, das plantas e dos animais", disse a aluna. Também estudante da Henoch Coutinho, João Victor, 10, acha que encontros como este ajudam as pessoas a pensarem mais no futuro. "A Terra não é uma grande lixeira, é nossa casa".