Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.06.16 - 21h55

Prefeitura do Recife reforça preparação dos alunos do 9º ano para acesso ao ensino técnico

img_alt

Objetivo é duplicar o número de estudantes aprovados em escolas técnicas estaduais e institutos federais, que já foi recorde em 2015 (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (15), um projeto que tem o objetivo de reforçar a preparação dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental para o acesso ao ensino técnico. A ideia é repassar orientações, informações e dicas de estudo para facilitar a aprovação dos estudantes nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e nos Institutos Federais de Ensino (IFs). As medidas a serem implementadas incluem aulas de Educação à Distância, palestras, simulados, aulões, estímulo à formação de grupos de estudo e apoio para a emissão de documentos como CPF e RG. 

O projeto "#Profissionalizar e Inovar! Escola Técnica? É pra lá que eu vou!" buscará aumentar em 100% o número de estudantes da rede municipal de ensino aprovados nas escolas técnicas estaduais e federais. Em 2015, mais de 50 alunos passaram nas provas dos IFs e das ETEs. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Florestan Fernandes, no Ibura, que teve o melhor resultado da rede no ano passado, com 26% dos alunos aprovados no ensino técnico. Ainda neste mês, gestores e coordenadores pedagógicos das 36 unidades de ensino de Anos Finais se reunirão para conhecer o projeto e iniciar sua efetivação.

"Vamos estender para toda a rede a experiência bem sucedida da Florestan Fernandes, que está de parabéns pelo desempenho de 2015. As escolas técnicas são um excelente caminho para os alunos que concluem o Ensino Fundamental", afirmou o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. De acordo com ele, a aprovação de mais de 50 alunos da rede municipal no ensino técnico no ano passado foi recorde e deverá aumentar este ano, com o suporte do projeto.

O gestor da Florestan Fernandes, Rinaldo César Beltrão, destaca que o trabalho específico de preparação para o ensino técnico começou na escola em 2013, com três eixos principais: aprendizagem, estrutura e motivação. "Além de repassar o conteúdo e acostumar os alunos com a linguagem das provas, procuramos também garantir que eles tivessem os documentos necessários e aprendessem como fazer as inscrições. Foi essencial também motivar os estudantes, mostrando a importância do acesso à escolas técnicas", explicou. 

Ex-aluno da Florestan Fernandes, Robert Henrique foi aprovado ano passado no curso de Edificações do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). "Estudar no IF está sendo uma ótima experiência. Estou me sentindo cada vez mais bem preparado para o futuro", relatou. "Os funcionários são qualificados e nos motivam para estudar e tentar uma vaga na universidade", acrescenta outro ex-aluno da escola, Romário Vicente, hoje cursando Rede de Computadores numa escola técnica estadual.