Profissionais de Saúde do Recife chamam atenção para o combate à violência contra o idoso
Ação no Metrô aconteceu em alusão ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Quem passou pela Estação Central do Metrô, na manhã desta quarta-feira (15), recebeu informações de profissionais da Secretaria de Saúde sobre como combater a violência contra os idosos. A ação relacionada ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado hoje, contou com a realização de dinâmicas para os idosos, além da distribuição de panfletos informativos para a população.
Durante toda a manhã, vários idosos participaram da ação. A aposentada Maria Assunção, de 72 anos, foi uma delas. “Não tem nem como explicar a importância desse evento. Todo dia é possível ver algum tipo de violência praticado contra nós, seja no metrô ou até na rua. Já vi e sei vários casos em que isso aconteceu. Não só hoje, mas isso que tá sendo alertado deveria ser divulgado todos os dias”, disse.
De acordo com a técnica da Política de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Kylvia Martins, esse tipo de violência ocorre no dia a dia e tem um perfil em comum. “Ela acontece principalmente na família, por pessoas que têm, justamente, um cunho afetivo com o idoso (a)”, revelou.
Ainda de acordo com ela, dados mostram que a maioria da figura idosa violentada é do sexo feminino. “No Recife, temos hoje quase 12% da população idosa, portanto, trabalhamos voltados para essa população. Desses 12%, segundo o Ministério Público, é registrado por mês cerca de 60 a 70 denúncias de pessoas idosas agredidas de diversas formas: psicológicas, financeira, física, entre outras”, afirmou Kylvia.