Saúde | 15.06.17 - 18h59
Ação da Prefeitura do Recife marca Dia de Conscientização de Violência Contra a Pessoa Idosa
Mobilização na Estação Central do Metrô ofereceu serviços de saúde orientações à população (Foto: Cortesia)
Secretaria de saúde, ação, pessoa idosa, estação central do metrô
"Esse evento é muito oportuno, é muito importante alertar a sociedade para o seu compromisso de resguardar o idoso”. O depoimento é de Lení Amorim, de 80 anos, durante ação da Secretaria de Saúde do Recife para marcar o Dia Mundial de Conscientização de Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quinta (15). O evento, ocorrido na Estação Central do Metrô, ofertou serviços de saúde e sensibilização à população para o problema da violência, seja ela física ou psicológica, contra o idoso.
Além de distribuição de material informativo e de kits de saúde bucal, foram ofertados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação de gripe – as pessoas acima de 65 anos fazem parte do grupo prioritário de vacinação. Além disso, a Banda Musical da Polícia Militar de Pernambuco fez apresentação artística de forró pé-de-serra.
Para Kilvia Martins, técnica da Política de Saúde da Pessoa Idosa, “a violência contra o idoso é uma questão de saúde e é preciso traçar políticas públicas para que esse público venha a sofrer cada vez menos. Então, ofertamos os serviços de saúde e ao mesmo tempo abordamos sobre a violência e como denunciá-la”.
A mobilização chama atenção da sociedade em geral, pois, segundo os organizadores, quem pratica violência física e psicológica contra o idoso são, normalmente, os próprios familiares. “Essas atividades devem acontecer sempre porque é uma maneira de orientar o idoso sobre seus direitos”, elogiou a aposentada Maria José, 72 anos.
Ouvidoria – Durante o evento, profissionais da Ouvidoria da Secretaria de Saúde atenderam às reinvindicações dos usuários, encaminhando os casos aos setores responsáveis.