Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.06.18 - 18h36

Novos membros do Conselho da Pessoa Idosa do Recife tomam posse em seminário na Unicap

img_alt

O evento aconteceu no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife empossou, nesta sexta-feira (15), os 12 conselheiros titulares e 12 suplentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), para o biênio 2018-2020. A solenidade aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), durante o seminário “Violência contra a pessoa idosa: é urgente enfrentar”, realizado pela PCR em parceria com a Unicap como forma de marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Professores e alunos do curso de especialização em Gerontologia da universidade, além de representantes de instituições ligadas à temática da pessoa idosa.

Além da posse dos conselheiros, a programação do evento incluiu palestras e debates comandadas pela mestre em Psicologia Clínica Cirlene Francisca; o gerente-geral de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Paulo Moraes, e a promotora de Justiça Luciana Maciel. Na abertura dos trabalhos, o público foi saudado pela ex-conselheira do Comdir pela Unicap, Cristina Brito, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

“Temos nove conselhos ligados à nossa secretaria. É um universo muito grande e importante, que precisa de muito empenho por parte de todos. Espero que vocês que assumem o Comdir hoje tenham identificação com o trabalho a ser exercido, pois ainda há muito a ser feito”, avaliou a secretária.

Representante do Ministério Público no evento e uma das palestrantes convidadas, a promotora Luciana Maciel fez questão de lembrar que a atual gestão do Recife vem melhorando muito a qualidade dos serviços oferecidos aos idosos da cidade. “Mas os desafios ainda são muitos e me coloco à disposição dos conselheiros para colaborar no que for possível”, afirmou.

Deixando o Comdir após dois mandatos, Jéssica Caline, que representou o Conselho Regional de Serviço Social, desejou sucesso aos empossados. “Lembrem-se de que é um trabalho difícil, mas vocês vão atuar em uma entidade séria, comprometida com os direitos dos idosos”, frisou.

Já Rebenita Paula Silva, recém-empossada como representante do Conselho Regional de Psicologia, destacou a importância do Comdir. “O conselho é uma entidade de controle social essencial para fomentar as ações, programas e políticas públicas voltadas à proteção do idoso recifense. Ele representa entidades que atuam na ponta, com poder de mobilizar diversos setores da sociedade. Estou feliz em poder colaborar”, declarou.

Vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), o Comdir foi criado em 2007 e é um órgão colegiado de caráter deliberativo, de controle social da política pública municipal da pessoa idosa do Recife, tendo a finalidade de acompanhar a implantação da política de inclusão social, promoção e defesa dos direitos do idoso.

A eleição dos membros da sociedade civil no Conselho para o biênio 2018/2020 foi realizada durante o Fórum Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas do Recife, no dia 10 de maio. Foram preenchidas seis vagas para organizações da sociedade civil ligadas à área do envelhecimento, duas para entidades de ensino superior que possuem trabalhos na área, outras duas para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e duas vagas para conselhos de classe que atuam na área da pessoa idosa. O mandato dos conselheiros eleitos é de dois anos.