NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.06.18 - 15h37

Prefeitura prestigia assinatura de contrato para construção de 336 novas moradias no Recife

img_alt

Conjunto Habitacional Ruy Frazão será o primeiro no Recife a ser financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Entidades. (Foto: Cortesia)

 

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), participou na manhã desta sexta-feira (15), na Universidade Federal de Pernambuco, de evento que marcou a contratação de 336 novas moradias no Recife. O Conjunto Habitacional Ruy Frazão, em Afogados, será o primeiro empreendimento popular do Recife a ser financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Entidades. Participaram da solenidade o presidente da URB, João Alberto Faria, o superintende do Patrimônio da União (SPU), Felipe Ferreira Lima, o superintendente regional de governo da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges, além de representantes do Governo do Estado e da entidade responsável pela viabilização do projeto, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Para o presidente da URB, João Alberto, a cerimônia reafirma a necessidade de construir alternativas para diminuir o déficit habitacional da cidade. “Fico muito feliz de estar aqui pra ver se concretizar esse momento que é fruto da luta do povo. Ter um teto para morar é um dos problemas mais duros da vida das pessoas e vocês estão conquistando espaço com sacrifício e dedicação”, disse o presidente. João Alberto, representando o prefeito Geraldo Julio, foi homenageado com uma placa entregue pelo MLB como forma de agradecimento ao apoio oferecido pela Prefeitura do Recife ao longo do processo.

Para tirar do papel o sonho da casa própria, os líderes do MLB contaram com apoio das gestões municipal e estadual para viabilizar o projeto. O terreno, no bairro de Afogados, foi doado pelo Patrimônio da União e a Prefeitura garantiu que o local é dotado da infraestrutura necessária para atender as 336 novas famílias, tais como creche, escola, posto de saúde, além de outros equipamentos públicos.

O nome escolhido para o novo conjunto, Ruy Frazão, é uma homenagem a um maranhense, que fez história em Pernambuco na época da ditadura militar, e até os dias de hoje é tido como desaparecido político. Ele foi estudante de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco e por isso a interface com a instituição de ensino foi tão importante para o movimento. O conjunto ficará na Rua Vinte Um de Abril, em Afogados, e a Exata Engenharia será a responsável por construir as 336 unidades no prazo de dois anos. Todos os apartamentos terão, em média, 45 m² e serão entregues dentro das normas exigidas pelo agente financiador, com revestimento interno, pintura, louça sanitária, estrutura da cozinha e atendendo todas as normas de acessibilidade.

Minha Casa, Minha Vida Entidades - É uma modalidade do programa que consiste em atender famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações, movimentos sociais e demais entidades privadas sem fins lucrativos, interessados em obter uma moradia própria. A entidade pode fazer a gestão de todo o processo de desenvolvimento das moradias, desde a concepção do projeto até a execução da obra. À gestão municipal cabe a garantia da infraestrutura necessária para as novas famílias, tais como creches, escolas e posto de saúde, por exemplo. Toda a gestão da obra é feita entre a entidade responsável e a Caixa Econômica Federal.