Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.06.18 - 15h10

Projeto Mais Vida nos Morros chega ao bairro de Beberibe

Mais de 100 famílias do bairro serão beneficiadas diretamente. Beberibe será a 8ª comunidade a receber as ações do projeto.

 

Neste sábado (16/06), a partir das 09h, equipes da Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife desembarcam no entorno da Rua Vitoriana, no bairro de Beberibe. Eles irão trabalhar coletivamente com mais de 00 moradores da comunidade na realização do 1º mutirão para implantação das ações do Programa Mais Vida nos Morros. Nessa fase, começam as pinturas de casas e o acolhimento das propostas da população.

O Mais Vida nos Morros também fomenta o desenvolvimento econômico local, além de proporcionar a transformação urbana e ambiental, com ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado. O engajamento e a mobilização dos próprios moradores é um dos pontos fortes do projeto: até as crianças participam das ações e das escolhas. Cada morador participa ativamente do projeto, fazendo sugestões, escolhendo as cores de suas casas e trabalhando com a mão de obra. A Prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e o acompanhamento das ações.

A ação em Beberibe deve durar cerca de 30 dias. Mais de 100 famílias do bairro e no entorno serão beneficiadas com a pintura de casas, implantação de hortas comunitárias, parklets, áreas de convivência, minhocários para compostagem, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. A iniciativa conta com uma participação significativa da iniciativa privada, através das Tintas Iquine, Armazéns Coral, Concrepoxi Artefatos, Grupo Asa e empresa Soll. Beberibe é os é a 8ª área beneficiada pelo projeto Mais Vida nos Morros.

O projeto, que começou em 2016, busca despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e já beneficiou cerca de 1.700 famílias no Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/Ibura, Morro da Conceição e Sítio dos Pintos. Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo serão transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias são revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. O morador é o grande protagonista da transformação em sua comunidade. A idéia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território.

 

SERVIÇO:

* 1º Mutirão do Projeto Mais Vida nos Morros

* 09h

* Rua Vitoriana, bairro de Beberibe (Indo pela Avenida Beberibe, no sentido cidade-subúrbio. Logo após a sede do Sest/Senat, entrar à direita na Praça Cheyenne. Entrar à direira em direção à Rua Vitoriana)